SDA reunirá gestores municipais de agricultura para apoiar atividade no campo durante pandemia

18 de maio de 2020 - 12:17

A semana será decisiva para o alinhamento de estratégias com foco no apoio à agricultura familiar nos municípios cearenses. Nesta segunda-feira (18) o secretário Francisco De Assis Diniz anunciou que se reunirá, por videoconferência, com os gestores municipais das pastas ligadas ao campo.

Através de uma live pelas redes sociais o titular da SDA convocou para os próximos dias 21 e 22 de maio audiências conjuntas com os 182 secretários, das 184 cidades cearenses com zonas rurais. Serão três etapas de reuniões para propor medidas e dialogar com todas regiões.

De Assis destacou que há necessidade de urgência e relevância no encontro para que todos estejam unidos na garantia da efetividade de políticas públicas criadas pela SDA para assistir os agricultores durante e após o período de pandemia da COVID-19.

“A SDA lançou recentemente o Portal dos Produtos da Agricultura Familiar (www.sda.ce.gov.br) e queremos que todos sejam parceiros desta iniciativa para facilitar o escoamento dos produtos daqueles que tiram seu sustento do campo, para que de modo criativo, seguro e eficaz possam garantir sustento neste momento”, explico Diniz.

Além da plataforma no site da SDA a partir de agora os agricultores contarão com atendimento virtual realizado por técnicos das coordenadorias através de um chat. Há um mês a Ematerce também lançou um sistema semelhante voltado à extensão rural e a assistência técnica pelo site (www.ematerce.ce.gov.br).

Aquisição de Alimentos

Entre as pautas propostas pelo executivo estadual está a distribuição de 439 toneladas de alimentos para quase 104 mil cearenses. A iniciativa é do Programa de Aquisição de Alimentos (Compra com Doação Simultânea). A cessão dos 116 tipos de produtos oriundos do campo se dará por meio de 651 entidades socioassistenciais. O investimento de R$1.913.859,82 é do Ministério da Cidadania em parceria com o Estado e os municípios. Cerca de 1.214 agricultores familiares de 99 cidades cadastrados no programa serão beneficiados diretamente por meio da aquisição de seus produtos.

“Hoje tive a alegria de saber que em Pacujá, por exemplo, esses produtos já estão sendo recepcionados para a distribuição. Esta ação vai possibilitar que neste momento o alimento saudável chegue à mesa dos que mais precisam e mais: que aquele produtor está sendo pago, remunerado, é dinheiro circulando na economia local”, destacou.

De Assis lembrou ainda que o Governo do Ceará oferta diariamente 29 mil litros de leite bovino e caprino para famílias cadastradas no Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite). A política pública é executada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e atende a 184.424 cearenses em situação de vulnerabilidade social. Durante o período de isolamento social, o produto é entregue diretamente às famílias nas portas das casas, ou com hora marcada nas entidades sociais espalhadas em 116 municípios do Estado.

Mais Nutrição

A inclusão do Programa Mais Nutrição ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), por parte da Assembleia Legislativa, na última semana, também foi destaque na fala do secretário.

Diniz ressaltou que o governador Camilo Santana também autorizou a ampliação do programa com investimento R$ 1.986.388,05. “Isto será para custeio, manutenção da equipe, compra de novos equipamentos e ampliação da estrutura da fábrica, localizada na Ceasa de Maracanaú. E a novidade é que no Cariri será reformado espaço físico da Ceasa de Barbalha para receber as doações dos permissionários”, finalizou.

Além das 14,5 mil famílias beneficiadas com a distribuição de mix de sopas e polpas de frutas, o Mais Nutrição contemplou recentemente ainda as vítimas das enchentes de municípios como Hidrolândia, Crateús, Quiterianópolis, Novo Oriente e Pentecoste.

Reunião com secretários municipais de agricultura

Etapa 1
Quando: Quinta-feira, 21
Horário: das 9h às 11h
Regiões do Cariri, Inhamuns, Centro Sul, Sertões de Crateús.

Etapa 2
Quando: Quinta-feira, 21
Horário: das 14 às 16h
Regiões do Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Sertões de Canindé