Iniciativas criativas e Portal da Agricultura familiar são destaque em encontro de gestores de agricultura

21 de maio de 2020 - 16:37

Um dia após o anúncio da manutenção das regras de isolamento social feito pelo governador Camilo Santana, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário reuniu secretários e secretárias municipais de agricultura de todo o Estado. Liderados pelos executivos estaduais De Assis Diniz e Zé Leite Cruz os encontros ocorreram nesta quinta-feira (21) por videoconferência.

O objetivo da SDA é alinhar, até amanhã, sexta-feira (21), estratégias desenvolvidas no Sistema Estadual de Agricultura durante o período de isolamento. Pela manhã estiveram reunidos os gestores das regiões do Cariri, Centro Sul, Inhamuns e Sertões de Crateús. A tarde foi a vez dos secretários do Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Sertão de Canindé, Litoral Leste e Maciço de Baturité.

Na pauta do primeiro dia de reuniões foram destaque a apresentação do Portal dos Produtos da Agricultura Familiar e o atendimento virtual da SDA e da Ematerce. “Queremos alcançar o máximo engajamento de todos aqueles que fazem a agricultura cearense nesta plataforma como sinal concreto do nosso apoio ao setor da agricultura familiar que enquanto atividade econômica também sofre os efeitos da pandemia com a paralisação de feiras”, explica De Assis. Com a proibição de aglomerações em espaços públicos como feiras, a meta é incentivar o comércio criativo nos municípios através de feiras online.

De acordo com o secretário de agricultura do Crato, Carlos Freires, o encontro foi importante para firmar iniciativas inovadoras. “Temos nos planejado para muito em breve lançarmos uma feira, estamos quase finalizando a proposta, mas vendo que temos um portal à nossa disposição é mais um aliado e temos certeza que vai ser muito produtivo”, confirma.

Foram acertadas com os representantes municipais as próximas tratativas dos projetos de Peixamento, Repalma, Rotas de Integração, São José e Paulo, do Programa de Aquisição de Alimentos, Garantia Safra e a campanha de vacinação da aftosa.

Nesta sexta-feira (22) uma nova etapa com os representantes municipais será realizada com secretários da Serra da Ibiapaba, Litoral Oeste/Vale do Curu, Sertão de Sobral, Região Metropolitana e Litoral Norte.