Projeto São José conclui nesta semana pesquisa sobre impactos da Covid-19

26 de maio de 2020 - 09:52

Texto e Imagens: André Gurjão

Ainda nesta semana, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário conclui pesquisa virtual que avalia os impactos da Covid-19 em 267 associações e cooperativas atendidas com projetos de inclusão produtiva pelo São José (PSJ). O questionário aplicado por Whatsapp já dispõe de 223 formulários preenchidos e avalia também as medidas adotadas pelos produtores rurais para barrar a propagação da pandemia e o impacto do projeto na vida de 8.853 agricultores familiares.

Até o momento, 158 homens e 55 mulheres em 93 municípios cearenses responderam o questionário. Além de confirmar se a comunidade rural teve, ou não, registro de contaminação pelo coronavírus confirmado, são investigados os principais canais de informação e eventuais cadastros para receber o Auxílio Emergencial do governo federal. Por último, são avaliados os impactos na produção e na comercialização dos produtos agrícolas e na renda familiar.

“Esse questionário permite que a Secretaria tome conhecimento da realidade dessas comunidades e possa pensar políticas públicas para melhorar o desempenho das atividades produtivas. O objetivo também é identificar boas práticas e experiências que fizeram com que grupos, mesmo diante do cenário pessimista, conseguissem inovar e encontrar alternativas de comércio eletrônico, parceria e cooperação para superar a pandemia”, pontua Lafaete Almeida, coordenador do Projeto São José.