2,6 milhões de bovinos e bubalinos serão vacinados contra a febre aftosa

26 de maio de 2020 - 13:45

Texto: André Gurjão

Na próxima segunda-feira (1), o Governo do Ceará inicia a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A previsão da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri/ Sedet) é vacinar 2,6 milhões de bovinos e 1,4 mil bubalinos até o final de junho. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário apóia a campanha e disponibiliza o corpo técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para tornar o Estado do Ceará livre da febre aftosa sem vacinação.

A declaração de vacinação será emitida da própria casa do criador, através do Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento a um dos escritórios regionais da Adagri, ou da Ematerce, respeitando o isolamento social. “Todas as informações estão disponíveis no nosso site (www.adagri.ce.gov.br) e os nossos escritórios estão funcionando em regime de plantão”, recomenda Vilma Freire, presidente da Adagri. Em 2019, o Estado do Ceará alcançou o índice de vacinação de 90,8%.

“Os escritórios da Ematerce e da Agadri estão, mais uma vez, juntos para atingirmos o status de Estado livre da febre aftosa sem vacinação. Sabemos o quanto isso representa e dispomos da nossa equipe para alcançarmos mais esta conquista”, reforça o secretário De Assis Diniz. A Adagri informa que sete municípios cearenses atingiram a meta de 100% das propriedades rurais imunizadas em 2019: Palmácia, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Catarina, Piquet Carneiro, Itaiçaba e Itaitinga.