250 agricultores de Ipaumirim recebem mil máscaras de proteção e assistência técnica
4 de junho de 2020 - 17:32
Texto: André Gurjão
Em obediência aos decretos de calamidade pública e emergência sanitária, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário presta assistência técnica remota a 250 agricultores familiares de Ipaumirim. Além de orientações sobre a produção agrícola, fornecidas por meio de um convênio firmado com o Instituto de Sementes da Sustentabilidade, o grupo de treze associações comunitárias recebeu mil máscaras de proteção, que reforçam o combate ao novo coronavírus.
“Sou Francisco Leopoldo e estou aqui para agradecer o combate à Covid-19 no Sítio Umarizeiro e nas demais que associações atendidas pelo Instituto de Sementes. Em meio à tantas atribulações, sabemos da importância desse trabalho do Governo do Ceará para atravessarmos a pandemia com saúde para as nossas famílias”, gravou o agricultor familiar da Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Sítio Umarizeiro. As máscaras foram fornecidas em parceria com o Instituto Baobá.
“O projeto começou em setembro (do ano passado), com reuniões de sensibilização e elaboração de diagnósticos da situação das associações e das famílias atendidas. Neste período, construímos um biodigestor e realizamos oficinas de gastronomia, hidroponia, práticas veterinárias e de avicultura caipira”, relata João Mateus, da coordenação administrativa do instituto. “Com a pandemia, focamos na deficiências na produção e comercialização das culturas e na prevenção ao covid-19”.
As principais ferramentas de comunicação no período de isolamento são o Facebook e o Whatsapp, “onde criamos grupos com os líderes e membros das associações”. “Percebemos que existe, sim, uma dificuldade de adaptação às ferramentas: principalmente entre os mais velhos”, reconhece João. “Por isso, repassamos tudo da forma mais didática possível, incluindo as recomendações das autoridades da saúde. A entrega das máscaras foi o que fortaleceu essa aproximação”.
Desde o início, a assistência técnica ocorre em várias frentes, respeitando a diversidade dos pequenos empreendimentos : a apicultura, a bovinocultura, avicultura caipira, horticultura, suinocultura e caprinocultura. “Antes, sempre tomávamos prejuízo: trabalhávamos muito e ganhávamos pouco. Agora, o Instituto trouxe a Wenzel´s pra perto de nós e não depender mais de atravessador”, comemora Bonfim Feliciano Gonçalves, presidente da associação comunitária.
Fique por dentro
O Instituto Sementes da Sustentabilidade foi uma das entidades vencedoras do Edital de No. 11/2019. O convênio atende à 250 famílias em treze comunidades rurais de Ipaumirim: Assentamento Umarizeiro, Canauna, Felizardo, Serra da Areia, Sítio Bananeira, Sítio Novo, Sítio, Pau Branco, Sítio São Pedro, Sítio São Vicente, Sítio Serrote, Sítio Umburana e Sítio Zé Vieira.
No total, o edital contempla mais 2.252 famílias de agricultores familiares com assistência técnica em outros 27 municípios cearenses. O prazo de execução do serviço é de 365 dias e inclui atividades como sensibilização da comunidade, apresentação de diagnósticos de produção familiar e associativa, acompanhamento e e entrega de relatórios mensais e de encerramento do projeto.
“A metodologia tem caráter socioeducativo e acontece dialogicamente, pela prática dos agricultores e a troca de saberes com os técnicos. Promovemos assim, geração e apropriação de conhecimentos, construção de processos de desenvolvimento sustentável e adoção e adaptação às tecnologias de informação e comunicação”, conclui Castro Júnior, coordenador de Desenvolvimento dos Assentamentos, Reassentamentos, Comunidades Originárias e Tradicionais (Codea/SDA).
(a foto do Curso de Gastronomia é do período anterior da pandemia da Covid-19)