Quintais produtivos e alimentação saudável contribuem no combate à Covid

11 de junho de 2020 - 22:23

Texto: André Gurjão

Os quintais produtivos e a alimentação saudável proporcionados pelo Projeto Paulo Freire contribuem para redução das comorbidades, apontadas como algumas das principais causas do agravamento de sintomas nos casos de contaminação pela Covid-19. Esta é uma das conclusões de Christhyane Aquino, nutricionista e professora da Universidade Federal do Ceará, e de Flaviana de Lima, coordenadora da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias de Sobral.

“O objetivo do consumo dos alimentos é promover a saúde das pessoas. Se estou ingerindo produtos ricos em agrotóxicos, ou industrializados, esses alimentos certamente não vão me gerar saúde”, argumentou a professora Cristhyane. Para ela, é importante respeitar questões ambientais, culturais e econômicas e a troca de alimentos nas comunidades rurais fornecem variedades de nutrientes e vitaminas, que ajudam no combate às doenças crônicas (obesidade, hipertensão e diabetes).

“Se produzo o meu próprio tempero natural, não preciso utilizar uma grande quantidade de sal, ou fazer o uso de temperos industrializados, que contribuem com o aumento da pressão arterial”, recomendou. “A grande incidência de câncer, especialmente o câncer de intestino, aumentou muito por conta da ingestão de alimentos ricos em agrotóxicos e industrializados”, alertou sobre o difícil equilíbrio entre a sensação de saciedade da fome e a alimentação saudável.

Experiência agroecológica

Por outro lado, dispor de uma horta no quintal é um privilégio quando somos obrigados a nos isolar para evitar a contaminação pela Covid. “Tenho duas irmãs que não vejo há quase quatro meses. Quando faço um post (nas redes sociais) cheio de cheiro verde e cebolinha, fico triste porque não posso fazer a entrega na casa da minha irmã, que tem um bebê de um ano e toma sopinha. Ela compra no mercado convencional porque não posso fazer a entrega”, revelou Flaviana.

“A gente tem tanta coisa boa e, de repente, uma pessoa que você tanto ama é obrigada a comprar no mercado sem saber de onde esse produto vem. Mas, quando a gente pode, estamos compartilhando os nossos produtos com os vizinhos”, completou a agricultora familiar. Hoje, o Projeto Paulo Freire dispõe de mais de 11 mil mulheres beneficiárias como Flaviana. Destas, 144 mulheres experimentam no dia à dia a Caderneta Agroecológica como forma de emancipaçao da renda.

Lives

O Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa (virtuais) é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Escola de Saúde Pública do Ceará. A realização pelo órgão do Governo do Ceará conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Todas as quartas-feiras, sempre às 15h, a página da Secretaria no Facebook recebe as lives que reúnem pesquisadores e agricultores.

Acesse aqui a transmissão pelo Facebook.