183.623 bovinos e bubalinos já foram vacinados contra a febre aftosa
16 de junho de 2020 - 19:46
Texto: André Gurjão
Um balanço parcial da vacinação contra a febre aftosa aponta que 183.623 bovinos e bubalinos foram oficialmente vacinados até a última sexta-feira (12). Os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) demonstram ainda que 316.457 doses da vacina já foram comercializadas e o estoque do Estado é de 1.793.830. O medicamento já se encontra disponível para a venda em 101 municípios cearenses, com piores indicadores de disponibilidade nas regiões Norte e da Ibiapaba.
“É possível observar que, enquanto as vendas nas regionais do Cariri, Inhamuns, Metropolitana e Vale do Jaguaribe cresceram entre seis e sete vezes, entre os dias 5 e 12 de junho, nas regionais Norte e Ibiapaba, este crescimento foi de apenas quatro vezes”, alerta a agência. O fraco desempenho deve-se ao elevado número de casos de Covid e o isolamento social mais rígido na região Norte. “Tal resultado já havia sido cogitado e faz-se urgente a adoção de medidas para contornar a situação”, pontua.
![]()
Por outro lado, a “Regional Metropolitana é a campeã disparada em vendas (32,94%) e estoque em relação ao rebanho (906%). O elevado percentual de estoque se justifica pela concentração de distribuidoras”, justifica. Em relação a quantidade de doses vendidas, excluindo-se Fortaleza e Eusébio, os maiores volumes de venda estão em Morada Nova e Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, e em Quixeramobim, na região do Sertão Cetral.
A campanha contra a aftosa prevê a vacinação de 2,6 milhões de bovinos e bubalinos até o final deste mês. A declaração de vacinação é emitida da própria casa do criador, através do Portal do Produtor, no site da Adagri, sem a necessidade de deslocamento a um dos escritórios da Agência, ou da Ematerce. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Empresa Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural, apoia a campanha para tornar o Estado do Ceará livre da aftosa sem vacinação.