Roda de Conversa alerta para alto potencial de transmissão da Covid-19

16 de junho de 2020 - 12:25

Texto: André Gurjão

A origem da Covid-19 e os efeitos que a doença causa no corpo foram alguns dos assuntos abordados na primeira live “Rodas de Conversa (virtuais)”, uma parceria entre o Projeto Paulo Freire e a Escola de Saúde Pública do Ceará. A transmissão contou com as participações da Dra. Terezinha do Menino Jesus da Silva, professora da Universidade Federal do Ceará, da Dra. Vanira Matos, pesquisadora da Fiocruz; e da agente comunitária Cleide Fernandes, da comunidade Bananeiras, em Aiuaba.

“Esse vírus (Cop-Sars-Cov2) surgiu na China e é de um tipo já conhecido, embora as versões anteriores só causassem quadros respiratórios leves. Inclusive, quando surgiu a primeira versão dele (Cop-Sars-Cov1), em 2002, já se observava o potencial letal e de transmissão que um dia poderia chegar a ter”, elucida a professora. “Esses vírus são tipicamente colonizadores de morcegos e é de onde os pesquisadores acreditam ele ter vindo, se adaptando ao homem”.

“Cerca de 80% das pessoas infectadas (pela Covid-19) evoluem bem, entretanto a transmissão acontece de maneira muito rápida e muitas pessoas adoecem de uma vez só, congestionando o Sistema Único de Saúde. No público restante, você possui aquelas com menor imunidade, que evoluíriam para a forma mais grave, em torno de 14%, e cerca de 5% para a mais crítica, necessitando de ventilação mecânica”, calcula citando como complicadores a inexistência de vacinas e a globalização.

Comorbidades e tratamento

Para Terezinha do Menino Jesus, a partir das contaminações no Ocidente, o Mundo descobriu que não apenas pessoas com idade acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e portadores de patologias do coração e renais e de câncer, como também os obesos estariam no grupo de risco. “O vírus circula por todo o corpo, embora essa doença seja conhecida por causar pneumonia, mas pode acometer rins, intestinos e fígado por conta de uma menor oxigenação no sangue (hipóxia)”.

“Existe tratamento para a Covid-19, mas ainda não existe uma droga capaz de destruir o vírus. Vocês devem, inclusive, ter acompanhado essa confusão a respeito do uso da cloroquina”, cita. “Essa cloroquina foi usada na China, na Itália e no Brasil se usou até para evitar a doença e continuamos vendo uma quantidade absurda de mortes. Para mim, Terezinha, essa droga (cloroquina) não serve. Se servisse não tínhamos visto essa quantidade enorme de morte”, vaticina.

O “Projeto Paulo Freire+ Saúde em Rodas de Conversa (virtuais) é uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Escola de Saúde Pública. A realização pelo órgão do Governo do Ceará conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A transmissão do programa acontece sempre a partir das 15h, na página www.sda.ce.gov.br/sdaceara.