Duas mil cestas de alimentos para entidades sociais que atendem crianças, jovens e idosos

30 de junho de 2020 - 10:49

Texto: Aécio Santiago

A Ematerce e a Coopertativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri firmaram um Termo de Compromisso com a Fundação Banco do Brasil para doação de mais de duas mil cestas básicas para entidades sociais que atuam no atendimento à crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. O “Programa de Ajuda Humanitária Covid-19: Redes de Agroecologia, Agricultores Familiares Pronafianos” contará com R$ 300 mil e colaboração de 23 cooperativas credenciadas na modalide de consórcio.

São elas: Projeto Verde Vida e Associação de Reciclagem (Crato), Grupo Espírita Casa da Sopa (Fortaleza), Associação dos Pequenos Produtores Rurais (Tabuleiro do Norte), Pastoral da Criança (Santana do Acaraú), Projeto Vida Saudável (Maranguape), associações de produtores de Pindoretama e de Capistrano. Um dos objetivos, informa Antônio Amorim, presidente da Ematerce é fortalecer a intercooperação entre as cooperativas, “uma vez que seria inviável a fundação firmar o termo com dezenas de cooperativas simultaneamente”.

Além do presidente e do diretor-técnico da Ematerce, Itamar Lemos, participaram da celebração do Termo de Compromisso os gerentes regionais: Sérgio Lima, técnico responsável pelo cadastramento das cooperativas; Elcicleide Nogueira, técnica auxiliar em Desenvolvimento Social da Ematerce; Francisco Elder Cruz e Francisco Lóssio, gerentes regionais do Cariri Central e Oeste, respectivamente; Sérgio Linhares, gerente Juazeiro do Norte, o engenheiro agrônomo Francisco Romão e o técnico em Agropecuária Francisco Tarcísio Dantas.

Pelas cooperativas, participaram da videoconferência: as presidentes da Coopafesp e da Coopasa, Carmen Maria Marcos do Vale e Ana Amália da Silva; os presidentes da Cooperfam, da Coopafc e da Coopaefarc, Airton Kern, Tadeu Matos Freitas e Francisco Ferreira Brito; e a advogada da Coopafesp Rafaelle Marcos do Vale Lima. Os recursos foram assegurados pelo senador Eduardo Girão, que esteve representado pelo assessor parlamentar Thiago Almeida.