Conselho divulga moção de apoio às medidas de controle da pandemia no Ceará

6 de julho de 2020 - 01:16

Texto: André Gurjão

Por meio de uma moção de apoio, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural demonstrou apoio às medidas adotadas pelo governador Camilo Santana para frear o avanço da pandemia no interior do Estado. O texto, divulgado em 24 de junho, cita o papel estratégico da agricultura familiar no combate à extrema pobreza no campo, de acordo com as Nações Unidas, e reconhece o fortalecimento do setor realizado pelo Governo do Ceará nos últimos anos.

No último sábado (4/7), o governador renovou o decreto de renovação do isolamento social por mais sete dias. Sobre os avanços do Plano de Retomada Gradual, os municípios da macrorregião da Grande Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/ Jaguaribe avançam para Fase 1. Já as Macroregiões Norte e Cariri permanecem na Fase de Transição da Economia, sendo que Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Sobral e Tianguá seguem em isolamento social rígido por mais sete dias. Fortaleza avança para terceira fase de retomada econômica.

Na nota, o CEDR destaca “o papel da agricultura familiar na garantia da oferta de alimentos saudáveis no campo e na cidade”. E ainda: “na promoção da soberania alimentar, segurança nutricional, geração de renda e na contribuição para o isolamento social das famílias nos territórios”. “Por isso, reafirmamos a importância de mantermos ações de fortalecimento da agricultura familiar, reconhecendo seu papel estratégico no combate (à Covid) para vencermos o contexto da pandemia”.

“Reafirmamos e fortalecemos as iniciativas construídas pelo governo estadual, organizações da sociedade civil e os movimentos sociais do campo no que concerne à consolidação da agricultura familiar e colocamo-nos à disposição para contribuir com o desenvolvimento rural sutentável. Compreendemos assim, o papel da agricultura familiar para organização social, econômica, local e territorial”, conclui a nota lançada durante a 94a reunião ordinária do conselho estadual.

 

Leia a íntegra da moção do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural.