Paulo Freire gera conhecimento e segurança hídrica em comunidade rural de Arneiroz

6 de julho de 2020 - 11:48

Texto: Bernardo Lucas e Rones Maciel

Em Arneiroz, o Projeto Paulo Freire levou assistência técnica e segurança hídrica para comunidade rural de Cachoeira Grande. A iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário atende aos 25 sócios e sócias da associação comunitária local, oferecendo formação em políticas públicas, manejo no preparo da terra, oficinas de medicina alternativa e capacitação em gerenciamento de recursos hídricos e gestão d´água para produção de alimentos.

Para Cleberton Cavalcante Gomes, o projeto trouxe conhecimento e produtividade para os quintais produtivos da comunidade. “Com a assistência técnica, mudou muito mesmo o nosso conhecimento: tanto na parte de hortaliças, como na parte de manejo com animais. Só sei que esta cisterna de enxurrada é muito boa”, agradece o presidente da Associação Comunitária de Cachoeira Grande e Região.

O agricultor atendido pela Assessoria Técnica Contínua prestada pela Cáritas Diocesana de Crateús cultiva no próprio quintal: tomate, tomate cereja, berinjela, couve, alface, cheiro verde, beterraba, cenoura, pimentão, pimenta de cheiro, abóbora, milho e feijão. As frutas cultivadas por Cleberton são a acerola, o mamão e o limão.