Portal da Agricultura Familiar agora também disponível no Ceará App

19 de julho de 2020 - 23:26

Texto: André Gurjão

A partir desta semana, o consumidor cearense terá mais facilidade em saber quem produz alimentos saudáveis, onde encontrá-los e como entrar em contato diretamente com o produtor. O Portal da Agricultura Familiar agora também está disponível no Ceará App, hub de serviços digitais do Governo do Ceará, e consumidores e agricultores familiares estreitam ainda mais laços, se solidarizando no enfrentamento dos efeitos sociais e econômicos da Covid-19.

O aplicativo, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Dados (Íris), ainda fornece informações sobre unidades de saúde mais próximas, agendamento e resultado do teste da Covid-19, atendimento voltado à saúde mental, dentre outros. “Ganham agricultores familiares e consumidores, que passam a contar com um aplicativo que gera acessibilidade e visibilidade. Tudo na palma da mão”, comemora o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

“O Portal já consistia numa ferramenta capaz de fortalecer a agricultura familiar, diminuir as vulnerabilidades e gerar renda, mesmo na pandemia. Agora, avançamos no universo digital”, reforça Diniz. Desde o 27 de abril, o Portal da Agricultura Familiar já recebeu mais de dois mil acessos de consumidores interessados em saber o que se produz na própria região do Estado em que vivem e de mais de 14 mil produtores rurais que atualizam as listas de produtos.

Como complemento à ferramenta, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário também estimulou alternativas inovadoras de vendas on-line e realizou campanhas pelas redes sociais. São exemplos de soluções inovadoras, a Feira da Reforma Agrária, o delivery da Cooperfam, a Feira Virtual de Quixeramobim e do aplicativo da Cooperboa. Outras alternativas são a fabricação de máscaras de proteção feitas pelas famílias do Projeto Paulo Freire e por grupos de quilombolas.