Sobral agora também conta com Feira Virtual da Agricultura Familiar

21 de julho de 2020 - 15:45

Texto: André Gurjão

A população de Sobral agora também pode contar com uma feira virtual e comprar produtos da agricultura familiar. A Feira Agroecológica e Solidária de Sobral On-line, encabeçada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, teve a sua primeira edição virtual na última segunda-feira (20) e recebeu pedidos de 25 consumidores que adquiriram 41 produtos saudáveis e sem-agrotóxicos. A retirada dos itens será realizada na sexta-feira (24) à tarde na sede do Cetra.

“A Feira Agroecológica e Solidária de Sobral já é realizada há três anos, embora desde abril não fosse mais realizada de forma presencial em decorrência da pandemia. Por uma demanda dos próprios agricultores e feirantes, continuamos nos reunindo com eles de forma virtual e, daí, surgiu a demanda da realização dessa feira ”, explica Cássia Pascoal. Segundo a coordenadora do Projeto Paulo Freire pelo Cetra, até por serem agricultores-feirantes, há excedente de produção e produtos diferenciados.

Os 45 itens ofertados ao público incluem hortaliças e ervas medicinais (capim santo, cidreira, cheiro verde, hortelã, pimentão verde e tomate cereja) laticínios (nata e queijo) e bolos e doces (bolo de milho, cocada cremosa, doces de jerimum, de leite e de mamão com côco, paçoca de gergelim e pé de moleque). E também: frutas (acerola, banana, mamão, maracujá e tamarindo), temperos (pimentas de cheiro, dedo de moça, malagueta e do reino) artesanato (cestas, descansos de panela e fruteiras de palha) e polpas de frutas (cajá, cajarna, acerola e goiaba).

“A divulgação da primeira edição da feira foi um teste mais direcionada aos parceiros e para equipe técnica do Cetra. Mas, a partir de agosto, estaremos realizando a divulgação pela nossa página no Facebook e contando com o apoio dos nossos parceiros”, justifica Cássia. A Feira Agroecológica e Solidária de Sobral On-line atende pelo Whatsapp de número (88) 9.9634-2040. O pagamento é realizado via tranferência bancária e o valor é transferido diretamente aos agricultores familiares.

Apoio aos agricultores e feirantes

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário estimula a promoção das vendas on-line durante o período de isolamento. Além de colaborar na divulgação de uma série de iniciativas, baseadas em conceitos como delivery, drive trhu e feiras virtuais, o órgão do Governo do Ceará lançou o Portal da Agricultura Familiar como forma de fornecer uma vitrine da produção agrícola do Estado e aproximar consumidores e clientes. Nesta semana, o acesso ao Portal também passou a ser realizado pelo Ceará App.

“O Portal da Agricultura Familiar leva à população a possibilidade de um serviço onde oferta e procura se encontram num espaço virtual, possibilitando que os laços de solidariedade possam ser ampliados neste momento em que a população cearense se une no combate aos efeitos sociais e econômicos da Covid-19”, enfatiza o secretário De Assis Diniz. “Ganha o agricultor, garantindo renda para família, e ganha o consumidor, adquirindo produtos saudáveis e de qualidade”, conclui.