Caprinocultores do Cedro comemoram chegada de matrizes caprinas e reprodutores

6 de agosto de 2020 - 17:14

Texto: André Gurjão

Na manhã desta quinta-feira (6/8), o Governo do Ceará e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizaram a entrega de 450 matrizes caprinas e 30 reprodutores puros de origem a produtores rurais da cidade do Cedro. A aquisição dos animais, que desembaracaram vindo da Bahia, representou um investimento R$ 224.969,40 na inclusão produtiva dos caprinocultores de 20 comunidades rurais do município do Centro Sul cearense.

“A gente está muito feliz de estarmos recebendo essas cabras e esse vai ser o nosso futuro, né?! Por isso, só temos a agradecer ao secretário De Assis e ao prefeito Nilson Diniz por essa ajuda e pela assistência técnica que recebemos, pela Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ”, agradeceu João Paulo da Silva, beneficiário da comunidade Vaca Morta.

“Sabemos que essa política levará, certamente, sustentabilidade, geração de renda e, principalmente, ampliação das oportunidades para o homem do campo”, frisou o secretário do Desenvolvimento Agrário. Para o prefeito Nilson Diniz, após o período em que o binômio algodão e gado bovino prevaleceu, os investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário na caprinocultura do município criam as condições para que atividade da pecuária retome um caminho do sucesso.

“Nos últimos anos, tivemos um longo período de estiagem e foi muito importante termos apostado na ovinocaprinocultura. Apesar de não podermos realizar a nossa exposição neste ano, percebemos que é uma atividade que deu certo e tem sido muito importante na geração de renda para as famílias do campo”, reconheceu. Segundo ele, “pela boa linhagem”, os animais entregues pela Secretaria ainda contribuem com a melhoria da genética do rebanho do Cedro.

As seguintes comunidades foram atendidas com a entrega da política pública: Sítio Candeias, Timbaúba dos Carlos, Curral da Várzea, Marrecas, Cobra, Santo Antônio, Lages, Cosmo Leão, Umari Torto, Taquari, Várzea da Conceição, Lajedo, Tiú, Oiticica, Junco, Cariuzinho, Serraria, Baixa da Areia, Exu e Manoel Alexandre II.

Também participaram da cerimônia virtual o secretário municipal de Agricultura, Manoel Neto; e os técnico da Ematerce e do Sebrae, José André e Rutemberg, respectivamente. O produtor Cícero Fagner Santana representou a comunidade Marrecas no evento.