Paulo Freire realiza encontros territoriais com mulheres sobre Cadernetas agroecológicas

19 de agosto de 2020 - 15:27

Texto: Bernardo Lucas

Até o próximo 21 de agosto, o Projeto Paulo Freire promove quatro encontros regionais com mulheres usuárias das Cadernetas Agroecológicas. Os webinários, seminários on-line que contam a participação do público via chat, servem como ferramenta de sistematização, avaliação de resultados e também mobilização das beneficiárias para os encontros estadual e nacional.

A ação integra o Projeto de Formação e Disseminação do Uso Consciente das Cadernetas Agroecológicas dos Projetos Apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola no Brasil, em parceria com o Programa Semear Internacional, CTA/ZM e o Grupo de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia.

A caderneta agroecológica é um instrumento de registro diário da produção das mulheres. A ferramenta permite às beneficiárias anotarem o quê e o quanto produzem, os custos em cada etapa e os valores obtidos com a comercialização. A partir da tecnologia social, as mulheres passam a perceber e valorizar o próprio trabalho e são estimuladas a se emanciparem economicamente.

Ao todo, 879 mulheres de 113 comunidades rurais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí participam do projeto promovido pelo FIDA. No Ceará, o Paulo Freire já implementou as cadernetas agroecológicas em 76 comunidades de 20 municípios. Um total de 144 mulheres foram diretamente beneficiadas.