Webinário apresenta resultados das Cadernetas Agroecológicas no Ceará

27 de agosto de 2020 - 12:34

Texto: André Gurjão

Na próxima quarta-feira (2/9), o Projeto Paulo Freire promove o Encontro Estadual das Cadernetas Agroecológicas. O webinário reúne representantes de 144 beneficiárias que adotaram a ferramenta de sistematização e avaliação de resultados no campo. A etapa é preparatória para o encontro nacional e conta com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Semear Internacional, CRA/ZM e Grupo de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia.

Ao todo, 979 mulheres de 113 comunidades rurais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí já se empoderaram das cadernetas agroecológicas. No Ceará, a ferramenta está presente em 76 localidades de 20 municípios e, em média, gerou um rendimento mensal de R$ 373 por beneficiária. “O que percebemos é que a mulher está sendo empoderada e pode – e deve – ser aquilo que quiser”, argumenta Cristina Rodrigues, agricultora familiar do Sítio Croatá, em Sobral.

“Eu não sabia o quanto ganhava com a minha produção e ela nos ajudou tanto. Eu me sinto bem com essa caderneta”, reforça Maria Moreira Martins, da comunidade Riacho, em Tauá. Para Íris Tavares, coordenadora do PPF, os depoimentos e o número revelam um machismo estrutural que vê na figura da mulher uma mera ajudante no meio rural. “Com as Cadernetas Agroecológicas, estes preconceitos e discriminações são combatidos e a autonomia feminina é fortalecida”, avalia.

A implementação e acompanhamento das Cadernetas Agroecológicas no Ceará é desenvolvida em parceria com sete organizações da sociedade civil. São elas: Cáritas Diocesana de Crateús, Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra), Centro de Estudos e Assistência às Lutas do Trabalhador Rural (Cealtru), Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), Instituto Antônio Conselheiro (IAC), Instituto Flor do Piqui e ONG Cactus.