Feira Agroecológica de Itapipoca retorna com cuidados com a saúde e distanciamento

14 de setembro de 2020 - 07:04

Texto: André Gurjão | Imagens: Cetra

De uma maneira ainda tímida e com todas as precauções necessárias, atividades como a promoção das feiras públicas voltam aos poucos a acontecer no interior do Ceará. Um desses exemplos é a Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca, promovida pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra). A feira presencial, que tradicionalmente acontece às quartas-feiras na Praça da Matriz, voltou à ativa após seis meses de interrupção em decorrência da pandemia da Covid-19.

“A retomada teve uma perspectiva positiva e com a tomada de todos os cuidados, utilizando máscara, álcool em gel, tocas, luvas e o distanciamento social, para mantermos a qualidade do atendimento. Retomamos devagarzinho porque nem todos os feirantes puderam estar conosco, assim como os nossos clientes. A gente espera que mais consumidores retornem à feira, assim como novos clientes passem a conhecer e frequentar”, aposta Arildo, agricultor familiar de Itapipoca.

Além do distanciamento de dois metros entre as barracas, o Cetra estimulou os 14 feirantes a promoverem o atendimento individual e a constante preocupação com as medidas de higiene. Segundo Gleyciane Teles, o retorno foi debatido coletivamente e parte da produção dos agricultores encontrou o escoamento na modalidade virtual da feira. “A gente acredita que, mantendo todas orientações aos feirantes e consumidores, a feira possa continuar todas as quartas-feiras das 6h30 às 9h”.