Ematerce amplia parceria para prevenção a incêndios

15 de setembro de 2020 - 08:23

Texto: Aécio Santiago

Com a chegada dos meses de agosto e setembro e o período de ocorrências de maiores ventanias e poucas chuvas, áreas de mata seca tornam-se mais vulneráveis a incêndios. Há um ano, dois incêndios atingiram a Fazenda Normal, de propriedade da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), destruindo uma área de cerca de 250 hectares. Em 2020, as ações de prevenção foram intensificadas com capacitação e controle da área próximo à estrada.

Brigadistas da Brigada Federal Pronto Emprego do Centro Nacional PrevFogo, sediado no município de Quixeramobim/CE, iniciaram recentemente as ações de prevenção a incêndios florestais na Fazenda Normal (Ematerce), Distrito de Uruquê, em Quixeramobim.

Na última quinta-feira (10), a equipe de reportagem da Ematerce acompanhou uma das atividades dos brigadistas, que é realizada na Fazenda Normal, visando reduzir danos e prejuízos com possíveis ocorrências de incêndio. Esse acompanhamento na área da Fazenda Normal e propriedades vizinhas é feito há quatro anos.

A unidade de treinamento para capacitação de técnicos da Ematerce serve de apoio para os brigadistas, que “sempre nos procuram para que a cada turma de brigadistas que inicia, faz os testes físicos na Fazenda Normal. Lá acontecem os treinamentos e são eles que combatem os incêndios ocorridos, além do apoio quando são realizadas as podas de árvores e roço de cercas nas áreas atingidas pelo fogo”, explica a gerente da Fazenda Normal Evanira Fraga.

Na última quinta-feira, os brigadistas Milton Ferreira, supervisor de Brigada Estadual e Francisco Albuquerque, chefe de Esquadrão, concluíam o trabalho de Aceiro Negro, numa área de cerca de 10 metros de largura perto da estrada principal. A atividade consiste no tratamento do solo mineral e a retirada do combustível natural (palhas e mato seco), responsável pelo agravamento do fogo, caso não seja devidamente separado e feita a queima controlada, chamada de Linha Negra, que evita que o fogo se alastre para áreas maiores.

Além de contar com a ajuda da equipe da Fazenda Normal no apoio à prevenção e combate aos incêndios, a Brigada Federal Pronto Emprego é formada por dois chefes de brigadas, quatro chefes de esquadrões, 24 brigadistas e um supervisor. O coordenador estadual do PrevFogo é Kurtis François Teixeira Bastos, há 11 anos à frente desse trabalho no Estado do Ceará.

Segundo Milton Ferreira, a parceria com a Fazenda Normal e a Ematerce é muito importante, porque viabiliza todo o trabalho da brigada, ajuda no treinamento e formação de equipes e garante um melhor atendimento em caso de problemas com incêndios como foi em 2019. “O apoio dos funcionários foi decisivo para reduzir os danos”, diz Milton.

Homenagem

Em 2019, a gerente da Fazenda Normal (Faznor) da Ematerce, Maria Evanira Fraga de Queiroz Bacelar, recebeu o Certificado Amiga da Coordenação Estadual do Prevfogo/Ibama/CE, pela colaboração e esforços no fortalecimento das ações de prevenção, preparação de respostas e recuperação de áreas atingidas por eventos de incêndios florestais.

Ações

Em 2019, dois incêndios atingiram uma área de 250 hectares. Além de 15 brigadistas, o combate às duas queimadas teve o apoio do Corpo de Bombeiros e diaristas da Faznor.

Em 2019, a Ematerce coordenou, na sede do Corpo de Bombeiros em Canindé, uma capacitação para o manejo correto no controle de abelhas em áreas urbanas e matas.

A Brigada Federal do Ibama em Quixeramobim, realizou durante o mês de agosto de 2019 e 2020, ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) na Fazenda Normal, distrito de Uruquê, em Quixeramobim e em 2019 na Reserva Indígena Taba dos Anacé, em Caucaia.

Na Fazenda Normal, área estratégica para práticas de convivência com o semiárido, os brigadistas realizaram em 2019, a confecção de 3 mil metros de aceiros e o Plano de Queima Prescrita com o objetivo de proteger a propriedade dos incêndios florestais.

Na Reserva Indígena Taba dos Anacé, em Caucaia, um esquadrão realizou em 2019, a confecção de 800 metros de aceiros e o Plano de Queima Prescrita, atendendo à solicitação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Mesmo a campanha sendo realizada durante a pandemia do novo coronavírus, os índices das primeiras etapas de vacinação de 2019 e 2020 fircaram muito próximos, 89,76% e 89,32%, respectivamente”, comemorou o assessor técnico da Adagri e coordenador da campanha, Joaquim Sampaio. De acordo com os dados da agência, sete municípios cearenses alcançaram 100% de vacinação, 92 tiveram um índice igual ou superior de 90% e 63 com índice igual ou superior a 80% e abaixo dos 90%.