Por videoconferência, SDA e Ematerce celebrarão Dia do Engenheiro Agrônomo
6 de outubro de 2020 - 14:42
Texto e Imagem: André Gurjão
Na próxima sexta-feira (9), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, participam de uma homenagem em razão do Dia do Engenheiro Agrônomo. A solenidade promovida pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC) acontecerá por videoconferência e contará ainda com a presença de Nivaldo Moreno de Magalhães, presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).
Em 12 de outubro de 1933, o Decreto Presidencial No. 23.196 regulamentou o exercício da profissão de Engenheiro Agrônomo em todo Brasil. Com a regulamentação, a profissão do engenheiro agrônomo e do agrônomo foram consideradas sinônimos. Somente a partir de 1946, o Decreto Lei No. 9.585/46, oficializou que os estabelecimentos de ensino superior concedem apenas o título de engenheiro agrônomo.
O profissional não trabalha apenas em fazendas e sítios. Sua atuação se estende a empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos e até mesmo a bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola e em formas de aperfeiçoamento das espécies vegetais e animais.