Em Reriutaba, Paulo Freire semeia esperança na comunidade Riacho das Flores

13 de outubro de 2020 - 06:15

Texto: André Gurjão | Imagens: Instituto Antônio Conselheiro

Na comunidade rural de Riacho das Flores, no município de Reriutaba, o Projeto Paulo Freire estimula a inclusão produtiva e promove a venda dos produtos da agricultura familiar. Ao todo, são 44 famílias da localidade acompanhadas pelos técnicos Aline Castro e Daniel Brito, do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), entidade prestadora de Assistência Técnica Contínua pelo projeto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Os principais benefícios são o incremento na renda com orientações técnicas, a entrega de projetos produtivos e a promoção de feiras.

“A venda dos produtos na Feira (da Agricultura Familiar do Riacho das Flores) nos ajudou muito na nossa renda familiar: e também com a pandemia a gente não parou. Continuamos fazendo as nossas vendas virtual e tendo os nossos encontros (virtuais) com os técnicos”, confirma Maria Conceição Ferreira, a “Ceiça”. A segunda secretária da associação comunitária é uma das três mulheres da comunidade rural que preenche as Caderneta Agroecológica e, também, foi atendida com a entrega de um quintal produtivo integrado com um reuso d´água de cinzas.

“Os técnicos vieram mostrar meios mais fáceis de produzir”, acrescenta Ribamar Viana, presidente da Associação Comunitária Riacho das Flores. Embora Ribamar não seja atendido com a entrega de um projeto produtivo, ele também participa da feira agroecológica, onde “não só a gente vende os nossos produtos, mas também divulga o nosso trabalho”. “Os técnicos vieram aqui melhorar a nossa produção que tinha uma enorme dificuldade e nos mostrar os meios mais fáceis de produzir por falta de informação. E a produção melhorou muito”.

“O acompanhando feito pelo IAC durante a pandemia foi muito importante. Foi tudo virtual, mas conseguimos manter as oficinas e também participamos das feiras (on-line)”, atualiza a agricultora Helena Soares. “Eu e minha família estamos recebendo o aviário, o reuso d´agua cinzas com o quintal produtivo e esperamos que a nossa agricultura familiar se fortaleça cada vez mais. A comunidade toda está se beneficiando, melhorando o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que era baixo, com toda comunidade se inteirando desse projeto”, conclui.