Ematerce Crato participa de estudo sobre atendimento remoto

15 de outubro de 2020 - 17:00

Texto e Imagens: Aécio Santiago

Nesta quarta-feira (14), o gerente Local da Ematerce no município do Crato, Antonio Porto, a agente de Ater Anaísa Domingos e o consultor e representante do FIDA/Caatinga (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) Afonso Cavalcante Fernandes, estiveram presentes na comunidade do sítio Corujas, neste município, para a contrapartida de uma ação in loco de um Estudo sobre Atendimento Remoto da empresa junto aos seus clientes, neste momento de pandemia.

Foram entrevistados dois representantes da Feira de Produtos da Agricultura Familiar (FEPAF Crato) através dos agricultores Ronaldo Góis e Francisca Eufrásio, contribuindo também o filho Vítor Eufrásio e seu pai Eufrásio, respondendo pela análise da metodologia utilizada pelo grupo, além das informações prestadas pelos dois representantes da Ematerce.

O diagnóstico servirá de base para formatação de uma cartilha direcionada para agricultores familiares, além de um documento redigido para informações do público geral e técnicos envolvidos na atividade agrícola, delimitando informações e sugestões prestadas durante as visitas efetuadas, conforme informações prestadas pelo consultor.

A base das informações pontuaram o antes, o durante e o pós-período pandemia, perspectivas e ações futuras, diante de um novo normal para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Através dos resultados das visitas, a comunidade absorveu total desprendimento para desenvolver as ações necessárias para o atendimento online a clientes e consumidores dos produtos agroecológicos produzidos pelo grupo, desenvolvendo dois grupos no Whatsapp, contando atualmente com 230 participantes, entre técnicos, agricultores e consumidores, conforme informou o gerente local da Ematerce Crato.

Logística

Conforme as manifestações efetuadas pelos entrevistados, houve um avanço de clientes na pandemia, através do atendimento online e a necessidade de logística das famílias para esse mesmo atendimento, visto ser uma atividade nova e necessária, gerando uma certeza da venda direta, ponderou Ronaldo Góis.

Um dos entrevistados, enquanto citava a entrevistada Francisca Eufrásio, conhecida como Tica, falou da importância da Feira e a nova metodologia para que a comercialização dos produtos fosse realizada a contento, além da importância da idealização da Feira de Produtos da Agricultura Familiar- FEPAF Crato, através da EMATERCE.