Hora de Plantar expandirá fornecimento de milho biofortificado

15 de outubro de 2020 - 09:45

Texto: André Gurjão | Imagem: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

O Governo do Ceará expandirá de 6 para 90 toneladas a quantidade milho biofortificado fornecido pelo Hora de Plantar. O programa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário será lançado na última quinzena de novembro. Ainda assim, o Edital No. 07/2020 prevê o fornecimento da cultivar de milho BRS 4104, desenvolvido pela Embrapa e distribuída por uma empresa licenciada pelo governo federal.

O BRS 4104 foi ofertado pela primeira vez durante a 33ª edição do Hora de Plantar e beneficiou 600 agricultores familiares de Crateús, São Benedito e Carnaubal. A 34a edição do Hora de Plantar prevê a distribuição de mais de três milhões de toneladas de sementes e um investimento de R$ 16,84 milhões por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

A cultivar possui uma concentração de carotenoides precursores da vitamina A de 2,5 a 3,2 vezes maior do que os valores encontrados no milho comum, mesmo mantendo características como cor e sabor. O resultado é um alimento mais nutritivo e com potencial de combater problemas de visão e baixa imunidade, causados pela falta de vitamina A na alimentação humana.

“A hipovitaminose A é considerada pela FAO como o segundo problema nutricional de maior incidência no mundo”, cita Maria Cristina Dias Paes. “O milho biofortificado foi desenvolvido justamente para auxiliar no combate à insegurança alimentar e nutricional em áreas de prevalência da deficiência de nutrientes na população”, apresenta a especialista em Nutrição e Ciência de Alimentos do setor de pesquisa da Embrapa.

“Como o milho é abundante na mesa dos nordestinos, na preparação do cuscuz, da canjica, da pamonha, de bolos ou mesmo do milho cozido, todos consumiriam automaticamente algo de maior valor nutricional”, justifica o secretário De Assis Diniz. Por outro lado, o cultivo do milho BRS-4104 não traz grandes segredos. Isso deve à semente da cultivar ser adaptada ao zoneamento climático nordestino.