Feira da Agricultura Familiar de Aracati se aproxima do produtor rural

26 de outubro de 2020 - 10:15

Texto e Imagens: André Gurjão

No último sábado (24), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, esteve na comunidade Cacimba Funda, município de Aracati, para participar da II Feira da Agricultura Familiar. O evento realizado de forma itinerante neste ano se aproxima dos pequenos produtores e fortalece a renda nas comunidades rurais em tempos de pandemia. “A parceria com a Secretaria e o Instituto Agropolos é para fortalecer as relações sociais e potencializar as vocações do campo”, enalteceu o secretário.

“A agricultura familiar é uma das mais importantes ferramentas do desenvolvimento social e econômico. Ela fortalece a cultura e a renda das famílias do campo e engrandece todo o Estado com sustentabilidade da produção. E o que é mais fundamental: representa dinheiro no bolso do homem e da mulher do campo”, complementou De Assis Diniz. Segundo ele, o Ceará vive um ano de produção agrícola extraordinária e a retomada responsável das feiras públicas colaboram com o escoamento.

Para Adriano Lima, a realização da II Feira da Agricultura Familiar no formato itinerante despendeu um trabalho por parte do Instituto Social  de Arte e Cultura do Ceará (ISACC) ainda maior do que o realizado na edição anterior, em 2018. “Estamos visitando as comunidades e conversando diretamente com as famílias. Estimulando-as exporem os produtos da agricultura familiar e demonstrando que atendemos todas as medidas de segurança para darmos início a retomada das feiras públicas com a autorização do Governo do Ceará”, explicou.

“Nas comunidades é que estão os resultados dos projetos implementados pela SDA. E, hoje, os nossos agricultores expõem o resultado do Governo do Ceará, que vem melhorando a condição de vida de todos eles. Então, estamos tornando até mais próximos o campo e a casa dos agricultores e agricultoras familiares do espaço da venda e da comercialização. Isso estimula até mesmo que eles se conheçam melhor, conversem e troquem experiências”, conclui Adriano.