Paulo Freire investe em avicultura e ovinocaprinocultura em Salitre

5 de novembro de 2020 - 15:52

Texto: André Gurjão | Imagens e Edição: Instituto Cactus e Rones Maciel

Na comunidade Sítio Baixa Grande, município de Salitre, o Projeto Paulo Freire investe na inclusão produtiva como forma de superar a extrema pobreza rural. Nos últimos doze meses, a iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário adquiriu rações e realizou a entrega de 18 aviários e 27 apriscos, que beneficiaram 45 famílias do campo. “Aqui não tinha desenvolvimento de nada, agora surgiu foi muito”, atesta José Anderson Silva.

Ao todo, o Sítio Baixa Grande recebe um investimento de R$ 234.903,40, por meio de um acordo de empréstimo envolvendo o Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Os recursos incluem a prestação de Assistência Técnica Contínua, em parceria com a ONG Cactus. “A assistência técnica está e sempre esteve presente aqui conosco. Agora mais por telefone e pelo Whatsapp, porque está mais difícil até mesmo para reunirmos a associação (dos Agricultores Familiares do Sítio Baixa Grande).

O próximo passo é realizar a entrega de: sete matrizes caprinas e um reprodutor puro de origem (PO), 20 matrizes ovinas e um reprodutor e 900 pintos.