Vídeoconferência alinha segunda etapa da campanha da febre aftosa

18 de novembro de 2020 - 08:18

Texto: Aécio Santiago

Iniciada no último dia 2 de novemnbro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação da Febre Afotsa, foi o tema de debate e videoconferência, na manhã da última segunda-feira (16), com diretores da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) e Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural).

Participaram do encontro virtual o diretor técnico Itamar Lemos, gerentes regionais da Ematerce, o assessor técnico da Adagri Joaquim Sampaio, o diretor de inspeção e fiscalização sanitária da Adagri Amorim Sobreira e o técnico da Ematerce Cláudio Matoso. A segunda etapa da campanha encerra-se dia 30 de novembro, mas os criadores podem adquirir a vacina em qualquer ponto de revenda até o dia 2 dezembro. Não haverá prorrogação e as revendas estão com o estoque de vacinas disponível para a comercialização. O prazo para comprovar a vacina é de 15 dias após o encerramento da campanha.

A segunda etapa da campanha de vacinação é voltada para os animais com até 24 meses de idade. O diretor de inspeção Amorim Sobreira também faz um alerta para quem já vacinou o rebanho na primeira etapa, que há a necessidade de informar à Adagri a atualização cadastral de todos os animais. “Atingimos uma meta de vacinação de 89,32% do rebanho em todo o estado na primeira etapa. Apesar desse grave problema com a pandemia, atingimos um ótimo índice e quero agradecer muito a participação dos técnicos e gerentes regionais da Ematerce”, adianta Amorim.

Atualmente, a segunda etapa de vacinação atingiu apenas 7% do rebanho de todo o estado com alguns municípios tendo alcançado 20% do rebanho. O calendário da segunda etapa de vacinação está mantido em todo o Nordeste. Atualmente, no Ceará, o rebanho de animais com até 24 meses é 950 mil animais, o que corresponde a 33,5% do total do rebanho do estado, que é de 2,5 milhões. “Credito esse baixo índice de vacinação, ainda devido ao período eleitoral. Mas com o empenho e apoio da Ematerce e com todos os cuidados sanitários por conta da pandemia, devemos atingir a meta”, defendeu Amorim.

Cadastro

No site da Agência (www.adagri.ce.gov.br) o produtor deve acessar aba de Serviços, e clicar no Portal do Produtor. “A ferramenta é de fácil acesso e foi criada com a finalidade de agilizar esse processo, além de evitar a aglomerações nos escritórios da Adagri e parceiros na hora da declaração”, reforça o diretor de fiscalização e inspeção da Adagri, Amorim Sobreira. Na impossibilidade da declaração ser realizada por meio virtual, o produtor pode fazer de forma presencial, em uma das 40 unidades da Adagri ou nos escritórios dos parceiros: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretarias Municipais de Agricultura e nos escritórios conveniados da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).