Acerola orientada pela Ematerce em Mauriti recebe certificado orgânico
20 de novembro de 2020 - 07:44
Texto: Edilmo Gurgel
Mauriti-CE é um município que está localizado no sul do Ceará, a 530 quilômetros de Fortaleza-CE, na região do Cariri cearense e faz divisas com os estados da Paraíba e Pernambuco. Tem solos muito ricos e com subsolo com água doce em abundância, próprios para o uso na agricultura e pecuária. É conhecido também por ser o maior produtor de grãos ( milho e feijão) e de manga do estado do Ceará e agora, começa a introduzir uma cultura muito promissora e procurada nessa época de pandemia, a acerola com certificação orgânica, por ser fonte importante de vitamina C.
Mauriti-CE, já começou com uma área de aproximadamente 30 hectares de acerola certificadas, irrigadas por sistemas de aspersão, microaspersão e gotejamento. A variedade de acerola plantada é a junco, caracterizada por oferecer frutas graúdas e rica em vitamina C.
![]()
As mudas foram adquiridas na NIAGRO- Nichirei do Brasil Agrícola- empresa subsidiária do Nichirei Foods Inc. do Japão, fundada em Petrolina-PE , em 1991, com o objetivo de desenvolver um projeto que envolve frutos de acerola, com elevado padrão de qualidade e produtividade.
A equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- EMATERCE-, escritório local de Mauriti-CE, gerenciado pelo técnico Francisco Praça Dionizio Montenegro, é responsável pelas orientações técnicas aos 10 agricultores familiares produtores de acerola e que aderiram ao projeto de certificação orgânica.
Os frutos são comercializados in natura, verde ou maduros, para serem processados na fábrica da NIAGRO em Petrolina. O quilo da acerola é vendido sem a certificação por R$ 1,00 e com o certificado de orgânico a R$ 3,10 .
Hoje, as plantas estão com 2 anos de plantadas e já começaram a produzir. Quando estiverem com 3 a 5 anos a expectativa de produção é 30 toneladas/hectare/ano, gerando 3 empregos diretos, por hectare plantado, acrescenta o técnico da Ematerce, Francisco Dionisio Montenegro.
![]()
As famílias produtoras estão muito felizes com os resultados obtidos já no segundo ano de cultivo e começam o preparo do solo para implantarem novas áreas.
Certificação orgânica
A empresa Agrocert Qualiy Assessoria e Consultoria, foi a empresa contratada para ajudar os agricultores a adquirirem o certificado junto ao IBD. A Ematerce de Mauriti-CE contribuiu com a escolha dos produtores com potencial para produzirem acerola e receberem a certificação orgânica.
O IBD Certificações, concluiu, recentemente, o processo de certificação da acerola produzida pelos fruticultores do município, tornando-os aptos a comercializarem o produto como orgânico, agregando valores à produção.
O IBD Certificações é a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina, sendo a única empresa 100% brasileira de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos e de certificação de produtos de agricultura sustentável, socioambiental, com reconhecimento internacional. O inspetor José Luiz Rocha Cavalcante do IBD, esteve nos dias 09 e 10 de novembro para inspecionar áreas de 10 agricultores de acerola do município de Mauriti.
![]()
De modo geral, alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente em seu processo de cultivo, armazenamento ou comercialização.
Também conhecido como selo verde, o certificado de produto orgânico é um documento que atesta que aquele produto dito orgânico realmente atende as especificações previstas na lei 10.831 e no decreto nº 6.323. Quando um produtor de orgânicos consegue a certificação, ele pode usar o selo verde em suas comunicações e, assim, exportar ao exterior.