Presidência da Ematerce apresenta resultados para o Conselho Gestor

21 de dezembro de 2020 - 16:34

Texto: Aécio Santiago | Imagens: Erivelton Celedônio e André Gurjão

Na última sexta-feira (18), a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará apresentou os Resultados do Ano de 2020 para o Conselho Gestor da Ematerce. O encontro virtual contou com 46 participantes, incluindo o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, membros do conselho, gerentes regionais e locais da empresa de assistência técnica e extensão rural.

“Esperamos que na primeira quinzena de janeiro aconteçam reuniões para apresentar o Sistema Estadual de Agricultura para os novos gestores e técnicos que assumem após as eleições municipais. Essa parceria é decisiva para o incremento da política e da gestão que será desenvolvida”, revelou De Assis ao destacar a Ciência e a Tecnologia como propulsoras do desenvolvimento rural, principalmente num cenário pós-pandemia.

Já o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, iniciou a apresentação dos resultados reforçando a rápida resposta da empresa diante das limitações de isolamento e distanciamento impostas pela pandemia. “Nosso trabalho rompeu fronteiras e, com a ajuda de todos nossos colaboradores, superamos esse delicado momento pelo qual passa todo o país”, discursou Amorim, destacando as diversas parcerias envolvendo a SDA.

Durante o período de isolamento social, 150 técnicos e especialistas foram mobilizados para o atendimento aos produtores rurais em videoconferências ou em atendimento remoto via internet, ou pelo telefone, apresentou o coordenador da Tecnologia de Informática, Odair Oliveira. Outro destaque foi a atuação do escritório da Ematerce no município de Aiuaba, onde a parceria com o Banco do Brasil garantiu 66 projetos investimento e um custeio com um total de R$1,235 milhão.

Também foram destaque: o trabalho desenvolvido por técnicos no município de Icó, também em parceria com o BB, que fomentou 52 projetos de custeio pecuário e investimentos, num total de R$ 857mil; e a instalação de placas fotovoltáicas e energia solar no Distrito São Gonçalo, em Juazeiro do Norte. Por fim, o início da distribuição de sementes pelo projeto Hora de Plantar 2020/2021 e o Projeto de Apicultura.

Confira mais detalhes dos resultados da Ematerce clicando.