Concluída a entrega de sementes em Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira

29 de dezembro de 2020 - 14:52

Texto: Antônio José | Imagens: Thiara Montefusco e Ematerce Altaneira

Com início no dia 16 e término em 24 de dezembro, o projeto Hora de Plantar 2020/2021 concluiu a distribuição de sementes nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira. No total, foram distribuídos de 52,5 toneladas de sementes de milho híbrido, 400 kg de milho variedade e 800 kg de sorgo forrageiro, beneficiando 1.887 agricultores. O número representa uma área a ser plantada, em 2021, de 3.990 hectares nos três municípios do Cariri.

Segundo o gerente local da Ematerce, Joaquim Neto, a distribuição dos grãos ocorreu com segurança sanitária, uma vez que se obedeceu ao cronograma preestabelecido. A recomendação foi que o agricultor comparecesse à Ematerce somente no dia destinado à sua comunidade, para evitar aglomerações. Neto acrescenta que a entrega das sementes gerou uma oportunidade aos agricultores para que tivessem tempo de preparar a terra escolhida para o plantio das sementes de qualidade. A expectativa é que, caso a quadra chuvosa seja favorável, o Ceará possa obter uma safra recorde.

Em seguida, o gerente salientou a estrutura montada em Nova Olinda, onde foi montada uma tenda para recepcionar os agricultores e protegê-los da chuva. “O Hora de Plantar é um programa eficaz, que, ao longo dos anos, vem ajudando os agricultores dos municípios cearenses, no aumento da produção agrícola, pois uma boa produção parte sempre de um plantio com sementes de qualidade”, destacou Bebeto Teles, coordenador de gestão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.

A agricultora familiar tia Neta, residente no sítio Zabelê, se disse satisfeita com a entrega das sementes e elogiou a organização e a qualidade das sementes. “Sendo a semente de qualidade, a gente fica animada, porque, com certeza, teremos um bom inverno no ano que vem. Já estou preparando a terra para o plantio e o atendimento, pela secretaria e pela Ematerce, é muito bom, estão de parabéns”, elogiou.

Para receber as sementes do Hora de Plantar, os agricultores precisam realizar o pedido antecipadamente. Além disso, é necessárioe estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida, apresentar CPF e o comprovante de pagamento do boleto do Programa Hora de Plantar. Em 2020, o uso obrigatório da máscara de proteção e álcool em gel em todos os ambientes da Ematerce e respeito ao distanciamento social mínimo de 2 metros foi outro item no momento de cadastrar o pedido.