Icó: Ematerce e Banco do Brasil reúnem parceiros das cadeias produtivas

19 de janeiro de 2021 - 12:44

Texto: Antônio José de Oliveira | Imagens: Ematerce Icó

Parceiros há mais de 50 anos, funcionários da Ematerce em Icó e da agência local do Banco do Brasil reuniram parceiros para apresentar um balanço de ações e traçar uma agenda positiva para 2021 e o período pós-pandemia da Covid-19. A recuperação do açude Lima Campos e a situação do perímetro irrigado ainda foram outros temas abordados no encontro que aconteceu no último dia 14 de janeiro.

Na oportunidade, foram ainda debatidos: o retorno do plantio do algodão e de todas as culturas irrigadas, como arroz, feijão, banana e goiaba, mediante a utilização do crédito rural e de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Financiamento para custeio e investimentos dos médios produtores rurais em atividades agropecuárias (Pronamp).

O gerente local da Ematerce, Mailton Bezerra, destacou as parcerias com a secretaria municipal de Agricultura, a APAE e a Fundação Menino Jesus, contempladas pelo Programa Aquisição de Alimentos, com projetos no valor de R$ 123.000,00. No município do Centro Sul, o PAA atende 260 beneficiários via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Ceará). As associações comunitárias são acompanhados pela Ematerce local.

Mesmo com as medidas de enfrentamento da Covid-19, a Ematerce de Icó não paralisou as atividades e todas as demandas de crédito rural, desde laudos de renegociação e prorrogação de prazos, até a elaboração de projetos de investimento e de custeio, dentre outras atividades. O atendimento pelo escritório local aconteceu respeitando todos os protocolos exigidos pelo Governo do Ceará, evitando a contaminação de agricultores familiares e de extensionistas rurais.

Também participaram: Anicácia Freire, gerente geral da agência do Banco do Brasil em Icó; Fernando Nunes, o presidente da Câmara Municipal; Francisco Canindé, da Associação do Distrito de Irrigação; Wilson Santos, da UNIVS; Rosa Pinheiro, CDL; Priscila Dantas, também pela Ematerce; Francisco Facó e Gildomar Gonçalves, da secretaria municipal de Finanças e de Agricultura, respectivamente; e João Parnaíba, da Federação das Associações Comunitárias de Icó.

Por fim, Alan Robson, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR); Raimundo Nonato, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf); e representantes comunidades Serra do Camará e do distrito de Icozinho, Elisval Pinheiro e Narcísio, respecitamente.