Iguatu: Ematerce local conclui distribuição de sementes aos agricultores na sexta-feira

22 de janeiro de 2021 - 08:53

Texto: Ascom Ematerce

A Ematerce, (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ), escritório de Iguatu-CE, iniciou a distribuição de sementes, pelo Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), no dia 19 de janeiro de 2021, para os agricultores familiares, cadastrados, e residentes no município de Iguatu. Para evitar aglomerações, obedeceu aos protocolos sanitários, exigidos pelo Governo do Ceará, devido à pandemia da Covid-19.

Segundo Erivaldo Barbosa, na semana passada, foi feito todo o processo de digitação e, desde terça-feira, 19/01, a entrega foi feita aos presidentes de associações e esses são responsáveis pela entrega aos agricultores em suas localidades. Informou, ainda, que, no primeiro dia, foram entregues sementes a 33 presidentes, destinadas para 488 agricultores, em total de 10.820kg de milho e 910kg de sorgo.

O técnico da Ematerce disse que 79.700 raquetes de palma forrageira foram entregues no início de janeiro. Já as 2.550 mudas frutíferas/essências previstas de acerola (450) unidades, de cajá (150 unidades), de goiaba (450 unidades), de manga (650 unidades), de cajueiro-anão precoce (450 unidades), de aroeira (250 unidades), de sabiá (150 unidades) serão entregue tão logo sejam recebidas em Iguatu.

Acrescentou Erivaldo que, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Iguatu, entrega também aos presidentes das associações os boletos do Programa Garantia- Safra, referente aos anos de 2020-2021, para serem pagos pelos agricultores. Esclareceu que, desde terça-feira última, os agricultores de Iguatu (e mais 12 municípios), inscritos no Garantia Safra 2019/20, estão recebendo a parcela única, no valor de R$ 850,00, a que têm direito.

Vale salientar que o Programa Hora de Plantar, iniciado pelo Governo do Estado do Ceará, coordenado, atualmente, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), na década de 80, fez com que o Ceará seja o único estado brasileiro a distribuir sementes de qualidade, oportunizando que os agricultores cearenses recebam, ao longo dos anos, sementes de qualidade, o que lhes proporciona um aumento da produção e da produtividade das lavouras e, consequentemente, um aumento também em suas rendas liquidas.