No aniversário de 37 anos do MST, Governo do Ceará concede imissão de posse de área rural em Crateús
25 de janeiro de 2021 - 00:49
Erivelton Celedônio - Texto e Imagens
![]()
Em solenidade nesta sexta-feira (22), observando as regras de distanciamento social em relação à pandemia da COVID-19, o Governo do Ceará fez a cessão da antiga Fazenda Besouro, em Crateús, a 16 famílias de agricultores – agora assentados – do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A liberação da imissão de posse ocorreu no dia do aniversário de fundação do MST, há exatos 37 anos.
A área de 656,8938 hectares passa a se chamar “Assentamento Terra Conquistada” beneficiando as famílias antes desalojadas para construção da barragem Lago de Fronteiras. Até 24 famílias poderão passar a habitar as novas terras, segundo projeta a direção do MST. O investimento através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE) foi de R$ 1.101.587,69 para aquisição do imóvel.
![]()
“Com certeza acredito que essas famílias que tanto sabem aproveitar as riquezas da terra saberão usufruir desta área produtiva para gerar renda a essas 16 famílias e outras que irão se agregar”, comemorou a assessora especial do governador Camilo Santana, Janaína Farias.
Emoção também para o Secretário De Assis Diniz que acompanhou a maior parte das tratativas do movimento junto ao executivo estadual. “Este é um sonho de seis anos e conheço esta trajetória da vontade de fazer acontecer. E Deus o governador me proporcionaram assinar esta imissão dando o primeiro passo para garantir qualidade de vida a estas famílias”, lembrou o titular da SDA.
Agraciados com as novas terras, a família dos agricultores Urbino Meneses e Edivânia Emiliana já tem planos para a “Terra Conquistada”. “Agradecemos porque possuímos para trabalhar e produzir”, explica dona Edivânia, com a pequena Melissa nos braços.
![]()
“Toda nossa gratidão ao governador que trouxe essa grande conquista para nós. Agora vamos plantar, criar nosso gado, nossas ovelhas, colher nossas frutas”, comenta seu Urbino esperançoso com a tranquilidade de possuir seu canto.
Estiveram presentes ainda à solenidade o superintendente do IDACE, José Wilson, do prefeito Marcelo Machado, do deputado estadual Walter Cavalcante, dos vereadores Frota, Bibi e Adão, e representantes da direção nacional do MST, Keyla Lima, e do MST Ceará, Pedro Neto.