Ematerce atua na profissionalização de avicultores de Santana do Acaraú

1 de fevereiro de 2021 - 10:20

Texto: Aécio Santiago e Caio Vasconcelos | Imagem: Caio Vasconcelos

Com o aumento expressivo no preço dos insumos e a necessidade maior de profissionalismo na produção animal, que engloba a implantação correta, manejos adequados às necessidades dos animais, uso de insumos alternativos para baratear os custos com ração e a modernização e busca de parceiros comerciais, fez com que o Escritório da Ematerce de Santana do Acaraú, iniciasse um plano de intensificação produtiva nas atividades exploradas localmente, o qual se iniciou com a avicultura de postura.

Esse trabalho está baseado em acompanhar os avicultores deste o início da implantação da atividade ofertando um Plano Simplificado de Implantação de Avicultura de Postura para 100 e para 500 aves, no qual foi feito todo um orçamento de custos para o investimento (galpão, área de pastejo e equipamentos) e os custos fixos e variáveis (compra do lote, ração, medicamentos, mão-de-obra e depreciação), sendo todos estes analisados com a receita bruta obtida na atividade para mostrar ao produtor o lucro real ao longo do ciclo produtivo.

Alguns produtores que já estavam com a atividade em andamento, receberam orientações e visitas com o objetivo de realizar adequações e modificações na estrutura de galpão e áreas de pastejo, na fabricação e composição da ração, na comercialização e demais outros manejos, que se mostraram indiferentes ao padrão estabelecido para uma atividade de sucesso. É necessário destacar, que as recomendações foram feitas levando em consideração a realidade de cada produtor rural, dando assim uma maior viabilidade de processo. Foram, ainda, entregues aos produtores, calendário vacinal e planilhas de acompanhamento de desempenho e de custos realizados na atividade.

Dentre estes produtores, destaca-se Diecelio Vicente, o qual é morador da Comunidade Fazendinha. Este produtor procurou a Ematerce Local no início de dezembro de 2020 possuindo um plantel de 170 aves poedeiras com 35 semanas de idade com uma taxa de postura de apenas 13%, 22 ovos/dia, o que é um parâmetro muito abaixo do recomendado, o qual seria nesta idade algo em torno de 128 ovos representando uma taxa de postura de 75%.

Desenvolvimento

Ao visitar a exploração do produtor acima, foram verificados inúmeros erros, alguns deles que poderiam ser resolvidos outros nem tanto, pois tinham sido cometidos no início de vida dos animais, o que prejudicou o ganho de peso diário e o desenvolvimento do sistema reprodutivo da fêmea.

Com as mudanças realizadas na rotina da exploração e também no manejo aplicado pelo produtor, com apenas duas semanas, obteve-se o aumento na taxa de postura para 51% com um quantitativo de 87 ovos diários. Este ainda é um parâmetro abaixo do ideal, mas levando em consideração todos os erros e a idade que as aves se encontravam, o ganho foi considerado satisfatório pelos técnicos da Ematerce e pelo produtor. Ainda são feitas adequações na tentativa de melhorar o desempenho, segundo o zootecnista da Ematerce Caio Vasconcelos.

Para o técnico, lotado nesta unidade da Ematerce, e responsável pela elaboração e aplicação deste Plano de Implantação de Avicultura, a aceitação dos produtores está sendo expressiva. “Isso se justifica pois a situação atual do mercado exige que os produtores sejam eficientes e conscientes com as ações efetuadas em suas atividades produtivas, pois não existe mais espaço para amadorismo na produção animal”, destaca Caio.

Caio ainda se coloca a disposição para enviar o Plano Simplificado de Avicultura de Postura. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail institucional caio.vasconcelos@ematerce.ce.gov.br ou procurar a EMATERCE mais próxima para auxiliar nesta solicitação.

Para os interessados, o Plano Simplificado de Avicultura de Postura pode ser solicitado através do e-mail institucional caio.vasconcelos@ematerce.ce.gov.br ou procurar a Ematerce mais próxima para auxiliar nesta solicitação.