Ematerce orienta produção de hortaliças e peixes em Alcântaras

1 de fevereiro de 2021 - 11:24

Texto: Edilmo Gurgel | Imagem: Ematerce Alcântaras

No município de Alcântaras, no território dos Sertões de Sobral, Tarcísio do Nascimento utiliza uma área de 0,5 hectares para plantar verduras e criar peixes, aves e porcos na Fazenda Livramento. A área da família conta com um Projeto Mandala, implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) com um investimento de R$ 6 mil da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Contando com a mão de obra dos filhos e da esposa Maria Fernandes Gomes, a família utiliza o plantio de folhosas sem agrotóxicos para consumo próprio e comercializa o excedente para aumentar a renda doméstica.

Cada canteiro mede 1 m de largura por 4 metros de comprimento e espaçamentos de 30 a 40 cm e produz, mensalmente, cerca de 500 kg de alface, coentro, cebola de palha e couve. Na propriedade foi implantada uma atividade pouco explorada na região, a piscicultura (criação de peixe), com as devidas orientações técnicas do Engenheiro de Pesca da Ematerce, Mendes Torres. Uma despesca já foi realizada e a produção foi vendida na sede do município. Na pecuária de pequenos animais, a família cria galinhas caipiras para o próprio consume e também para a comercialização.

A comercialização da produção é feita, na sua maioria, na feira da agricultura familiar, na sede do município de Alcântaras-CE, que acontece duas vezes ao mês e também, na própria comunidade e localidades vizinhas. Grande parte da produção é destinada aos programas do governo P.A.A (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Só no ano de 2020 o Sr. Tarcísio Nascimento vendeu mais 1.000 quilos de alimentos para o P.A.A. Todas essas atividades são orientadas e acompanhadas pelo técnico Renato Moraes, da EMATERCE de Alcântaras-CE.