Hora de Plantar, São José e Programa do Leite são destaques na mensagem de abertura do ano legislativo

1 de fevereiro de 2021 - 15:18

Texto: André Gurjão | Imagem: Carlos Gibaja

No início do ano legislativo, o governador Camilo Santana destacou ações do Sistema Estadual de Agricultura na leitura da Mensagem do Ano de 2021 para Assembleia Legislativa e apresentou um balanço das ações realizadas pelo Executivo estadual no ano passado. “(Os) Investimentos foram multiplicados na área da saúde no sentido de priorizar o que temos de mais importante: a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses”, ressaltou o combate à pandemia da Covid-19.

“Na área da agricultura, os entrepostos da Ceasa em Maracanaú, Barbalha e Tianguá registraram um volume de vendas 13,6% maior no comparativo com o ano anterior (2019): foram mais 640 mil toneladas de alimentos comercializados”, destacou o governador na transmissão da cerimônia híbrida (presencial e virtual). “Ainda neste primeiro semestre, ampliaremos o Mais Nutrição par 37 entidades que atendem crianças em vulnerabilidade no Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha”, completou.

A segurança alimentar proporcionada pelos programas de Aquisição dos Alimentos e pelo Programa do Leite foram outras ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário que foram lembradas por Camilo Santana. Em 2020, o PAA – Compra com Doação Simultânea doou mais de 834 toneladas de alimentos para 250.834 cearenses em situação de vulnerabilidade e o PAA Leite distribuiu 9,33 milhões de litros do produto para 333.567 cearenses em 121 municípios.

“(São ações) Como o Hora de Plantar, que distribuiu mais de 3 milhões de toneladas de sementes e quase 13 milhões de mudas frutíferas, florestais nativas, raquetes de palma forrageira e manivas de mandioca”, acrescentou citando atender quase 150 mil agricultores familiares em 14 macrorregiões do Estado. “Com o Projeto São José IV, vamos investir aproximadamente R$ 750 milhões em iniciativas de segurança hídrica, inclusão produtiva e assistência técnica, beneficiando 440 mil pessoas”.