Instalada Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

3 de fevereiro de 2021 - 11:36

Texto: André Gurjão | Imagens: Ascom Governo do Piauí

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste instalou a Câmara Temática da Agricultura Familiar na última segunda-feira (01/02). O evento virtual contou com a participação do presidente do Consórcio, o governador do Piauí Wellington Dias, e do presidente do Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, De Assis Diniz. Além destes, participaram a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e os secretários dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O objetivo da Câmara é que, baseando-se nas experiências exitosas dos nove estados que compõem o Consórcio, seja elaborada até março uma proposta que articule, apoie e aperfeiçoe a implementação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar na região. “O desenvolvimento do Nordeste não acontecerá se não for colocado a agricultura familiar no eixo central e sabemos o quanto o Fórum elaborou políticas nesta perspectiva. Hoje, deixamos de sermos um fórum político e passamos a conviver com um ambiente desafiador”, comemorou De Assis.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e presidente do Fórum destacou ainda a importância da inclusão produtiva no combate à fome e o estímulo à comercialização dos produtos da agricultura familiar na região. Citando ainda o Programa de Alimentação Saudável (PAS), política pública debatida no âmbito do fórum regional, De Assis elencou como outros desafios da Câmara: a promoção da transição agroecológica, a segurança hídrica, a regularização fundiária e a defesa dos direitos dos povos tradicionais e originários.

“A ideia é construir uma proposta baseada nas experiências positivas para ser replicada entre os nove estados, destacando a importância de focar os eixos como, por exemplo, o Programa de Alimentação Saudável (PAS), avançar no uso de novas técnicas, tecnologias; acompanhar as pesquisas, e ainda definir áreas com arranjo completo; quem produz, agrega valor, como comercializar no mercado interno e externo, enfim, quais os estímulos que podemos trabalhar”, pontuou Wellington Dias, presidente do Consórcio e governador do Piauí.