Gestão de segurança da informação garante fornecimento de serviços

17 de março de 2021 - 10:08

Texto: André Gurjão

Com a modernização dos serviços prestados aos agricultores familiares, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário vem adotando uma política de segurança da informação em conformidade às recomendações de técnicos do Governo do Ceará. As medidas, definidas através de regras e protocolos, traz como objetivo a preservação da integridade, da confidencialidade e da disponibilidade de informações a todos os cearenses.

“É de fundamental importância o estabelecimento de uma série de controles, práticas e procedimentos capazes de garantir que os objetivos do Sistema Estadual de Agricultura sejam preservados”, define o secretário De Assis Diniz. Segundo o gestor, as medidas adotam procedimentos para manuseio, controle e proteção das informações contra perdas, alterações, divulgações indevidas e acessos não-autorizados.

No ambiente da Secretaria, por exemplo, não é permitido, a transferência de computadores de um setor para outro sem a autorização por e-mail do coordenador do setor de origem e do gestor de Tecnologia da Informação. Além disso, os servidores e colaboradores são orientados a salvar todos trabalhos e documentos no servidor de arquivos – nunca no disco local do computador, pendrive, hd externo ou notebook.

Por fim, é expressamente proibido: o acesso à Internet para violar leis e regras brasileiras, ou de qualquer outro país; e o acesso a outras redes usando modem, ou outros mecanismos de acesso remoto sem a aprovação do setor da Tecnologia de Informação.