De Assis Diniz é eleito coordenador da Câmara Técnica da Agricultura Familiar

12 de fevereiro de 2021 - 12:14

Texto: André Gurjão

Na última quinta-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, foi aclamado coordenador da Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento virtual contou com as presenças de representantes dos nove estados da região, da secretaria Executiva do Fórum de Gestores e da subsecretaria do Consórcio Nordeste. Na mesma cerimônia, Josias Gomes e Eugênio Peixoto foram eleitos suplente e secretário-técnico da Câmara.

Com reuniões mensais, a Câmara Técnica traz como primeira missão a elaboração de um Plano de Ação construído a partir dos acúmulos do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e de experiências exitosas dos nove estados nordestinos. O uso sustentável da água é outra preocupação do grupo que estuda formas de apoio às cadeias produtivas, prestação de assistência técnica e fomento à comercialização. “Será um documento enxuto e um guia para execução de ações integradas regionalmente”, explica Diniz.

A próxima reunião acontece já em março, quando deverá ser promovido um debate sobre o andamento do projeto Plantando Resiliência Climática em Comunidades do Semiárido Nordestino, com o apoio do FIDA e do BNDES; e o acompanhamento da execução do Projeto Cisternas. A promoção da transição agroecológica, a regularização fundiária e a defesa dos direitos dos povos tradicionais e originários são outros temas a serem estudados pela Câmara Temática.