Goiaba é destaque da semana na Ceasa Maracanaú

24 de fevereiro de 2021 - 09:53

Texto: Ascom Ceasa | Imagem: Thiara Montefusco

No setor de frutas, o destaque da semana é a goiaba, com grande volume de comercialização no entreposto da Ceasa em Maracanaú. A variedade da fruta encontrada em quantidade expressiva no entreposto da Ceasa em Maracanaú é a paluma, com grande produção no Ceará, cerca de 16,8% do volume ofertado no comércio local.

Acaraú, Limoeiro do Norte, Russas e Quixadá são exemplos de municípios que têm crescido na produção de goiaba e enviado em grande escala para o mercado, com preços convidativos. A fruta pode ser encontrada na Ceasa-CE por R$ 2,20/kg e é quarto produto mais aceito entre as frutíferas. Cerca de 83% da produção da goiaba vem de Pernambuco, precisamente do Vale do São Francisco.

Com esse balanço, o analista de mercado da Ceasa-CE, Odálio Girão, afirma que os produtores já podem pensar em novos plantios e em estender sua produção. “Na Serra da Ibiapaba, os produtores estão começando o plantio de uma nova variedade da fruta, a goiaba tailandesa, que pesa em média 700 g. É uma revolução na produtividade de goiaba vermelha que chega ao mercado do Ceará,” destaca Girão.