Iniciada capacitação com técnicos sobre acesso ao crédito rural

24 de fevereiro de 2021 - 09:49

Texto: Aécio Santiago | Imagem: André Gurjão

Cerca de 70 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão participaram do encontro virtual. Eles irão montar planos de negócios e selecionar projetos de investimento e custeio com crédito do banco

Visando o acesso ao crédito rural pelos produtores rurais cadastrados pelo Pronaf (Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), técnicos da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste (BNB) iniciaram, na manhã desta segunda-feira (22), a capacitação para gerentes e técnicos da Ematerce, que irão montar planos de negócios e selecionar projetos de investimento e custeio com crédito do banco. Cerca de 70 técnicos participaram do encontro virtual.

Reunidos por videoconferência, técnicos da Ematerce participaram da capacitação pelo Banco do Nordeste para viabilização de acesso ao crédito por produtores rurais pronafianos. O objetivo é capacitar agentes rurais, gerentes e técnicos da Ematerce para a seleção de projetos financiados pela instituição financeira. Também participou da abertura da capacitação o diretor técnico Itamar Lemos.

Na primeira capacitação, os gerentes de Negócios do BNB Pedro Alberoni e Joana Hudianny Almeida Mendes Castro apresentaram os pré-requisitos para o cadastro do produtor na linha de crédito. Fichas sanitárias, planilhas, Cadastro Ambiental Rural (CAR), certidões, extrato da DAP, solicitação de crédito pela internet, validação da proposta, dentre outras documentações são necessários para estar alinhado com as exigências do banco.

De acordo com o assessor de Crédito Rural da Ematerce, Elderi Pimenta, já estão sendo planejadas capacitações nos escritórios das principais regionais da Ematerce, com o objetivo de ampliar a formação técnica e a maior cobertura para a escolha dos projetos que receberão o financiamento do BNB. Todos os encontros serão realizados via videoconferência.

A expectativa é que as próximas capacitações sejam realizadas com técnicos da Ematerce do Sertão Central e Região da Ibiapaba. O público que será assistido com o acesso ao crédito, também será mapeado pela Ematerce junto com o BNB, que serão responsáveis pela Ater e financiamento, respectivamente. A expectativa é que em 2021, o convênio execute cerca de cinco mil operações em todo o estado.