Paulo Freire investe em ovinocaprinocultura em Aiuaba

2 de março de 2021 - 09:06

Texto: André Gurjão | Vídeo: Cáritas Diocesana de Crateús

Na comunidade de Minador, no município de Aiuaba, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Projeto Paulo Freire investem na agricultura familiar como estratégia de combate à extrema pobreza no semiárido. “Com a presença da Cáritas, reconhecemos melhorias na nossa comunidade: do trabalho social até o acompanhamento dos projetos produtivos”, garante o presidente da associação comunitária, Francisco Batista Junior.

“A Cáritas (entidade prestadora de Assistência Técnica Contínua pelo PPF) começou realizando um diagnóstico e, a partir dessa sondagem, fez uma moldagem do projeto para a melhoria da nossa comunidade”, narra o presidente. “No setor produtivo, tudo começou com as formações nas áreas de Veterinária e, na área do cultivo agrícola, o técnico também nos orientou bastante sobre o uso dos defensivos naturais”.

Além da aquisição de três reprodutores caprinos e um reprodutor ovino, os ovinocaprinocultores foram atendidos com a entrega de materiais coletivos, como ensiladeira e burdizo, e individuais. “A aquisição dos animais aumentou o nosso rebanho e, com isso, já estamos produzindo com mais qualidade”, pontua Francisco Junior citando as orientações técnicas que comunidade do Minador recebeu sobre o preparo do manejo e da silagem.