Criadores e pecuaristas têm até 17 de maio para regularizar situação cadastral

3 de março de 2021 - 16:38

Texto: André Gurjão | Imagem: Tuno Vieira

Os criadores com alguma pendência no cadastro agropecuário precisam regularizar a situação até o próximo dia 17 de maio junto a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O alerta foi lançado nesta quarta-feira (3/3) durante a transmissão do “Webinar Atualização Cadastral Agropecuária da Adagri: com base na Lei Estadual No. 17.355/20” pelo canal do Youtube da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

“Você pecuarista, que acabou não declarando o próprio rebanho, esse é o momento. Procure os escritórios da Adagri, da Ematerce e das secretarias municipais para regularizar a situação do rebanho até 17 de maio”, alertou o secretário De Assis Diniz durante transmissão do webinar. Segundo o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o principal estímulo é o perdão da multa que, fora do período, voltará a ser cobrada pela agência.

“Em pleno semiárido, o Ceará dispõe de uma forte atuação no campo, mas para podermos crescer é preciso termos informações confiáveis a partir da cooperação entre produtor e governo estadual. A Adagri está de portas abertas para receber os agropecuaristas e, com isso, montarmos o melhor banco de dados possível para o Estado”, pontua Silvio Carlos, secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

“O cadastro contém discrepâncias decorrentes dos mais variados motivos, isso influencia negativamente o alcance de nossas metas de vacinação, além de fornecer uma visão distorcida do quantitativo real do nosso rebanho. O dificulta a elaboração de políticas públicas e estratégias de abordagem de Defesa Animal, necessárias ao bom desempenho de nosso trabalho”, justifica a Wilma Freire, presidente da Adagri.

“Estamos sempre à disposição para garantirmos ao Estado do Ceará o selo de Zona Livre de Aftosa. Somos parceiros desta ação e temos muito a colaborar”, pontua Expedito Nascimento, diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará. “Junto a cada município, iremos colaborar com a mobilização e, sem dúvida, tenho a convicção que o produtor irá aderir a essa campanha”, conclui.

Assista a transmissão pelo canal do Youtube.