Hora de Plantar entrega mudas de caju anão precoce em Ocara

9 de março de 2021 - 20:10

Texto: Edilmo Gurgel | Imagem: Ematerce Ocara e Erivelton Celedônio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), está realizando a entrega 75.050 mudas de cajueiro anão precoce em Ocara, na região do Maciço de Baturité. A atividade do projeto Hora de Plantar, financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), beneficia diretamente 300 agricultores familiares já cadastrados. Os produtores rurais serão responsáveis pelo plantio realizado numa área de 368 hectares na região do Pirangi, conhecida pela presença de um solo arenoso favorável à cajucultura e pela maior incidência de chuvas.

As mudas das cultivares CCP- 76; CCP- 09:BRS-226; BRS 265 e EMBRAPA- 51 são entregues por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que também é responsável pela prestação de orientação técnica aos agricultores familiares. A distribuição beneficia as seguintes localidades: assentamentos Denir e Antônio Conselheiro e as comunidades rurais Foveira, Seis Carnaúbas, Mato Queimado , Campos Foveira, Zacarias Açudinho e Placa do Zé Pereira.

O engenheiro agrônomo José Airton Nobre de Araújo, responsável pelo posto avançado da Ematerce em Ocara, informa que a área plantada de cajueiro anão precoce na cidade é de 3.262 hectares e a produção é de 1.933 toneladas de castanha ao ano.Historicamente, os principais destino da comercialização são a venda direta e individual na Estrada do Algodão (BR-144) e atravessadores que repassam a produção para agroindústrias em Barreira, Aracoiaba e para redes de supermercado em Fortaleza. Somente 20% da produção de castanha é beneficiada em agroindústrias de Ocara.

Como é o caso da produção da Cooperativa Agroindustrial do Assentamento Che Guevara. A unidade produtiva recebeu o apoio do Projeto São José e compõe um arranjo produtivo que abastece uma central de abastecimento localizada em Pacajus. A produção é exportada para o Mercado Justo Europeu e também enviada até São Paulo, de onde é distribuído para todo Brasil através dos supermercados do Grupo Big: terceiro maior varejista do País, com uma rede composta por 389 unidades espalhadas em 181 municípios, 18 estados e no Distrito Federal.