114.847 famílias rurais serão beneficiadas com isenção da taxa d´água

10 de março de 2021 - 08:45

Texto: Daniel Herculano e André Gurjão | Imagem: Carlos Gibaja e Thiara Montefusco

Em transmissão ao vivo, na noite da última terça-feira (9), o governador Camilo Santana anunciou que, através da Cagece e do Sistema Sisar, isentará a conta de água de cerca de 493 mil famílias cearenses pelos meses de abril e maio, totalizando um investimento de R$ 56,8 milhões. Somente em relação ao Sisar, serão 114.847 famílias do campo beneficiadas com a determinação do Governo do Ceará. “Já tivemos reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado com a solicitação de que aprovem logo a renovação do Auxílio Emergencial”, comentou o governador.

Camilo informou que a mensagem da isenção das contas d´água será encaminhada com um pedido de aprovação com urgência para votação na Assembleia Legislativa do Ceará nesta quarta-feira (10). Após aprovação, as medidas serão implantadas automaticamente, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes. Aqueles com faturamento isento receberão uma conta não pagável somente com a informação da isenção, enquanto os que possuem tarifa de contingência suspensa receberão a fatura com a observação de isenção da cobrança do mecanismo.

“Neste momento tão delicado e complexo, o governador Camilo Santana atua mais uma vez como um gestor atencioso com as famílias cearenses mais carentes. A isenção da taxa do Sisar é uma política humana que visa assegurar cidadania para o homem e a mulher do campo e fazer com que o abastecimento d´água continue fluindo pelo interior do Estado e pelas comunidades rurais”, comentou De Assis Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário. No ano passado, ação atendeu aos usuários com consumo de até 10m3 mensais e investiu cerca de R$ 9 milhões.

“Da mesmo forma que fizemos ano passado, estamos em negociação com a Enel para que possamos repetir essa ação da isenção da conta de energia durante os próximos dois meses. Assim que tivermos o acordo fechado, vamos divulgar aqui nas redes sociais e nos canais oficiais do Governo do Ceará”, antecipou Camilo. Outras ações anunciadas foram: distribuição de mais de 1 milhão de kits de alimentação para alunos matriculados na rede pública e a entrega de 347 mil chips de internet com um pacote de 20 gigabytes/mês para acompanhamento das aulas remotas.