SDA se posiciona à favor para que recursos do FESB sigam para o pagamento de contas de água de famílias cearenses durante pandemia
17 de março de 2021 - 10:08
![]()
O Conselho Gestor do Fundo Estadual de Saneamento Básico aprovou nesta terça-feira (16) que os recursos do FESB sejam destinados ao subsídio direto para contas de água de quase 115 mil famílias do interior do Estado. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, integrante do Conselho, votou favoravelmente para o suporte à população cearense em tempo de pandemia.
Recentemente o governador Camilo Santana encaminhou mensagem, já aprovada pela Assembleia, isentando, por meio da Cagece e do Sistema Sisar, as contas de água que seriam cobradas nos meses de abril e maio de cerca de 493 mil famílias cearenses, totalizando um investimento de R$ 56,8 milhões.
![]()
De acordo com o secretário De Assis Diniz, este número contempla cerca de 60% dos usuários do serviço do Sisar. “Votei ‘sim’, em nome da SDA, ciente de que a isenção da taxa do Sisar é uma política humana neste momento tão crítico, que visa assegurar cidadania para o homem e a mulher do campo e fazer com que o abastecimento d´água continue fluindo pelo interior do Estado e pelas comunidades rurais”, destacou o gestor.
![]()
Participaram da reunião virtual o presidente do Conselho Gestor do FESB, o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; Paulo Henrique Lustosa, secretário de Saneamento; e representantes da Aprece, da sociedade civil e das secretarias das Cidades, de Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente.