Ematerce cede área em escritório para plantio de hortaliças em Milagres

23 de março de 2021 - 02:01

Texto: Edilmo Gurgel | Imagem: Ematerce Milagres

A história de hoje começa com o nome de três mulheres: Eliane Pereira Monteiro, Maria do Socorro Pereira Faustino e Maria Aparecida Pereira. As agricultoras familiares de Milagres, na região do Cariri, ficaram sem ter onde plantar, após o dono do terreno de 0,3 hectares onde trabalhavam decidir vender o espaço. Conhecendo o esforço e ouvindo as dores de cada uma delas, o escritório local da Ematerce cedeu uma área de 0,1 hectares, no entorno do escritório e no Centro de Treinamento, para que elas continuassem trabalhando.

O resultado foi um feito inédito: o jardim da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que estava coberto de carrapicho, ganhou um tom mais vivo e as agricultoras mantiveram parte da fonte de renda. A transformação do escritório local contou com o apoio de Antônio Amorim, Itamar Lemos e Inácio Costa: presidente, diretor técnico e coordenador administrativo financeiro da Ematerce, respectivamente; e a ideia foi concebida e autorizada por técnicos e pelo coordenador local, José Maria Rangel.

As folhosas são todas naturais, sem utilizar qualquer tipo agrotóxico ou fertilizante industrializado, e a água utilizada veio das chuvas, sendoo armazenada numa grande cisterna do escritório local. Na época de estiagem, a água virá de um poço profundo de uma escola municipal vizinha ao Cetrema. Em contrapartida à cessão do terreno, as agricultoras estão fazendo, diariamente, a faxina dos prédios do órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

A produção de hortaliças está prestes a ser colhida e será vendida aos antigos compradores. A venda será realizada pelo celular, em decorrência do combate ao Covid-19, e a entrega será em domicílio. Outra possibilidade é a expansão do cultivo para o terreno da escola vizinha, em negociação com a Secretaria Municipal de Educação. A Ematerce também está providenciando a inscrição das agricultoras Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).