No Cedro, microssistema de abastecimento garante renda e produção o ano inteiro

23 de março de 2021 - 01:14

Texto: Antônio José de Oliveira (Ematerce)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará continua prestando assistência a agricultores familiares respeitando os protocolos de segurança do Governo do Ceará. Uma prova disso é o acompanhamento de dez projetos de Irrigação na Minha Propriedade (Pimp) na cidade do Cedro. “Os técnicos da Ematerce me ajudam a ter uma vida melhor ao lado da minha família”, agradece o agricultor familiar Cícero Duarte de Aquino.

Com o acompanhamento do técnico agrícola Raimundo Geraldo Machado, o produtor rural cultiva hortaliças, tubérculos, frutas, plantas medicinais e forrageiras, além de criar bovinos, suinos e aves e cuidar das plantações de milho e feijão. O principal destino dos alimentos é o auto-consumo familiar, que garante ocupação da mão-de-obra e segurança alimentar e nutricional para a família de quatro membros e renda familiar mensal entre 3 e 3,5 salários mínimos.

O excedente é comercializado em comunidades rurais próximas, na sede do município e também na cidade de Lavras da Mangabeira. O gerente do posto avançado da Ematerce no Cedro, José André de Sousa, destaca que a execução do Pimp na propriedade é um exemplo para todo Estado e que a instalação do microssistema de abastecimento d´água garante “estabilidade e frequência da produção, afora o incremento da renda familiar”.

Para acessar Pimp, o agricultor familiar tem que comprovar ser proprietário da terra, participar de associação comunitária ou cooperativa a pelo menos dez anos e apresentar o Termo de Outorga d´Água, concedido pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). Além disso, é preciso ter acesso a fonte de energia elétrica, estudo de solo e estar em dia com a vacinação do rebanho. Metade do kit de irrigação entregue é pago pelo agricultor e o restante é financiado em até dois anos.

Distribuição de sementes

Em relação ao projeto Hora de Plantar, o projeto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário atendeu 1.446 agricultores familiares do município com a distribuição de 21.700 kg de sementes de milho híbrido neste ano. A previsão é chegar a 1.085 hectares semeados e chegar a uma produção de 3,25 toneladas de milho, uma produtividade de 3 mil kg por hectare. Já quanto ao milho variedade, a estimativa é que a entrega de 1,3 mil kg de sementes selecionadas sejam cultivados numa área de 65 hectares e uma produção estimada em 975 mil kg, ou 1.500 kg por hectare.

Também foram distribuídos 1,4 mil kg de sementes de sorgo forrageiro e 30 m3 de maniva de mandioca: previsão de plantio de 140 hectares e produção esperada de 3,5 toneladas da semente (25 mil kg/ ha) e estimativa de 10 hectares plantados e produção de 120 mil kg da raiz (12 mil kg/ha). Por último, a entrega de 17 mil raquetes de palma forrageira deve gerar uma produção de 340 mil kg e produtividade de 100 mil kg/ha. A distribuição das sementes, das manivas e da palma também obedece os protocolos do Governo do Ceará e é realizada em parceria com a Ematerce.