Celebração da Esperança homenageia Wilson Brandão e servidores da Secretaria

5 de abril de 2021 - 19:44

Texto: André Gurjão

Na noite desta segunda-feira (05), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário homenageou o secretário executivo Wilson Vasconcelos Brandão Júnior e os servidores Antônio Alberi Arrais, Cid Gomes Carneiro e Claudino José Gomes com uma Celebração de Esperança. O evento virtual e fechado, em respeito aos familiares e amigos próximos das vítimas do Covid-19, foi promovido por meio do aplicativo Zoom e lembrou o legado e a história dos colaboradores da Secretaria.

“Penso no Wilson como uma ponte. Seja em sua trajetória familiar ou profissional, ele representava essa figura de diálogo, de proposição e de realização: sempre construindo parcerias com os movimentos sociais em todos os espaços por onde passou. Quero agradecer a todas homenagens e declarar que estamos ainda nesse processo de aceitação desta perda”, resumiu Regina, irmã do secretário executivo do Desenvolvimento Agrário Wilson Brandão.

Em sua homenagem, o secretário De Assis Diniz rogou que os corações de familiares e amigos dos homenageados fossem “aplacentados” por Deus e pela Virgem Maria. “Só posso agradecer a Deus por ter convivido com essas figuras que deixaram um legado e mostraram o lado verdadeiro da vida e da plenitude das relações. A história da agricultura familiar no Estado do Ceará deve muito a esses funcionários que dedicaram suas vidas a Secretaria de Desenvolvimento Agrário”, saudou.

“Se não fosse a pandemia, não haveria apenas minha voz representando o MST nesta homenagem. Tenho certeza que, se não fosse a necessidade do isolamento social, que todos atravessamos, muitos ônibus, vindo de todas regiões do Estado do Ceará, prestariam uma justa homenagem a Wilson Brandão. Todo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra sente imensamente a sua perda”, testemunhou com a voz embargada Maria de Jesus, representando o movimento campesino.

“Para além de servidor público, Wilson Brandão sempre demonstrou muita competência, responsabilidade e sabedoria em tudo aquilo que fazia. No mundo do serviço público, ele sempre foi alguém muito hábil em propor soluções e um amigo da Fetraece”, destacou Rosângela Ferreira Moura, secretária de Política Agrária e Meio Ambiente pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará.

“O FIDA presta uma homenagem à família SDA e à família dos servidores da Secretaria que nos abandonam neste momento difícil para o País. Precisamos dar as mãos e, mesmo tomados por grande tristeza, temos a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado por esses servidores para todos nós e continuarmos trilhando o caminho traçado: sempre juntos e sempre em parceria”, finalizou Hardi Vieira, representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

A Celebração da Esperança foi comandada pelo Padre Emílio Castelo e com cânticos de Hemetério Terceiro. A cerimônia contou ainda com homenagens prestadas pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; pelo presidente da Ceasa, José Leite Cruz; pelo  diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos; e da presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Ana Teresa de Carvalho. José Josivaldo Alves representou o Movimento dos Atingidos pela Barragem (MAB).