Parceria com o Projeto São José rende bons frutos para agricultores de Canindé

6 de abril de 2021 - 23:39

Texto: André Gurjão | Imagens: Prefeitura de Canindé e André Gurjão

Cinco dos oito tratores disponibilizados pela iniciativa da prefeitura municipal foram entregues pelo projeto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Os equipamentos agrícolas passarão a atender todo o município e vão gerar renda para comunidades rurais

A parceria entre o Projeto São José e a Prefeitura de Canindé rende bons frutos para quem produz no campo. Isso porque, na cidade localizada a 115 km de Fortaleza, a quadra chuvosa chegou junto ao Projeto Hora de Trator. O programa da prefeitura municipal atende a quase 1.500 agricultores familiares e só se tornou possível porque cinco dos oito equipamentos agrícolas disponibilizados pelo programa foram entregues pela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

“O Hora de Trator do município está com o cadastro de quase 1.500 agricultores para que eles recebam uma hora do equipamento nesse período do inverno. Nós conversamos também com empresa vencedora da licitação e conseguimos que ela utilizasse cinco equipamentos fornecidos pelo São José, gerando renda também para as comunidades Ipueira das Vacas, Lagoa Verde, Cacimba Nova e os assentamentos Todos os Santos e Pitombeiras”, confirma João Paulo Rodrigues Ribeiro.

A prefeitura municipal, ainda segundo o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, investe em recursos próprios R$ 210 mil no Hora de Trator e o valor pago pela disponibilização do equipamento é de R$ 140/h. Além do arado, cada trator entregue pelo São José III dispõe de outros quatro implementos agrícolas, entre: carretas reboques, batedeiras de feijão, debulhadoras de milho, cultivadores, guinchos de 600 e 800kg, ensiladeiras e colhedeiras de forragem.

Entre 2018 e 2020, o Projeto São José III investiu R$ 21,7 milhões na entrega de 180 tratores das marcas Massey Fergunsson e New Holland e 855 implementos agrícolas. Os recursos são do acordo empréstimo celebrado entre Governo do Ceará e Banco Mundial em 2015. A atual fase do projeto, o São José IV, não dispõe de recursos específicos para aquisição de tratores, embora organizações da agricultura familiar possam solicitar o equipamento na fase de elaboração do plano de negócios.

Semeando o futuro

Para coroar o sucesso dessa união de forças, a semente também chegou para cerca de 5 mil agricultores familiares do município através do projeto Hora de Plantar. “O Governo do Ceará está presente no dia à dia de todos cearenses: do homem e da mulher do campo até o consumidor final. Isso porque, da hora de semear o solo, ao trato da terra, à assistência técnica e extensão rural e até mesmo na hora colheita e da comercialização, a SDA põe a mão na terra junto aos agricultores”, frisa De Assis.

O secretário de Desenvolvimento Agrícola destaca ainda que, com Projeto São José IV, o Governo do Ceará investirá, nos próximos cinco anos, U$S 53,09 milhões em abastecimento d´água e U$S 68,79 milhões em investimentos produtivos. A nova etapa do projeto inova ao garantir U$S 60,24 milhões para facilitar o acesso dos agricultores ao mercado formal e U$S 8,55 milhões para inclusão produtiva de grupos vulneráveis, como indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, mulheres e jovens.

“Em um momento tão difícil para o Brasil e para o Ceará, em meio a uma pandemia e crise econômica, continuamos com o compromisso que esse governo tem com aqueles que produzem em nosso Estado, principalmente os pequenos produtores e agricultores familiares”, destacou o governador Camilo na solenidade de lançamento do PSJ IV. A principal aposta do Governo do Ceará para homem e a mulher do campo agora também conta um serviço de tira-dúvidas pelo Whatsapp (85) 9.9119-4148.