Feira da Agricultura Familiar de Quixeramobim comemora primeiro aniversário na quarta-feira (28)

26 de abril de 2021 - 19:50

Texto: André Gurjão

Na próxima quarta-feira (28), a Feira da Agricultura Familiar de Quixeramobim completa um ano e o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participa da solenidade virtual. O espaço, pioneiro na modalidade de comércio virtual, foi a alternativa encontrada pelo Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (Iarte) para promover o comércio dos produtos da agricultura familiar no período da pandemia do Covid-19.

O Iarte mantém parceria com a Secretaria e com o Instituto Agropolos do Ceará (IACe) nas áreas de assistência técnica e extensão rural ao atender 12 comunidades rurais do município do Sertão Central. “Para os agricultores, que não podem fazer feira pública, por conta desse coronavirus, foi muito bom. Vendi bastante na feira virtual e quero participar das próximas ”, assegurou o agricultor Alan Bezerra da Silva, da comunidade Patos, que vende pela feira desde a primeira edição.

“Os produtos chegaram em minha casa no mesmo dia, tudo como combinado. Todos de boa qualidade e por um preço justo”, elogiou Tássia Gonçalves, que já no dia seguinte à realização da primeira edição fritou ovos caipiras, cozinhou a macaxeira e preparou o típico feijão nordestino. Outros alimentos disponíveis para compra virtual são: carnes, laticínios, bolos, doces e pães, frutas e polpas de frutas, mel de abelha e cheiro verde.

Outra alternativa ao estímulo do comércio virtual e da modernização do comércio é o Portal da Agricultura Familiar, lançado há um ano pelo órgão estadual e que também está presente no Ceará App. “Em tempos de isolamento social, o Governo do Ceará estimula os agricultores familiares atendidos por políticas públicas executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário a se valerem da criatividade para celebrarem parcerias e fecharem negócios”, reforça o secretário De Assis Diniz.