SDA e Banco Mundial iniciam missão de supervisão do Projeto São José IV

26 de abril de 2021 - 17:41

Texto e Imagens: Erivelton M. Celedônio

Teve início nesta segunda-feira (26) a missão de supervisão do Projeto São José IV da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. As tratativas ocorrem com o Grupo Banco Mundial, técnicos e parceiros institucionais do Governo do Ceará. De modo virtual, as tratativas seguem até a próxima sexta-feira (30).

Logo na abertura, o secretário Francisco De Assis Diniz, da SDA, destacou o protagonismo do PSJ entre as políticas públicas no estado. “Temos a clareza de que o São José é hoje a principal ação de desenvolvimento no Ceará. Nestes cinco meses da nova operação, garantimos ampla participação de todos as organizações da agricultura familiar interessadas em concorrer a um dos três editais que foram lançados”, destacou o titular da pasta.

O PSJIV foi lançado em novembro do ano passado a partir de três editais (Abastecimento d’Água; Fortalecimento das Organizações para o Mercado; e o de Inclusão Social e Produtiva).

Com pouco mais de trinta dias até o encerramento das inscrições do último edital, um balanço prévio foi destaque durante as primeiras tratativas do início da missão: desde seu lançamento, o São José despertou interesse de 625 organizações da agricultura familiar que apresentaram suas Manifestações de Interesse aos editais – 283 delas já analisadas.

A informação foi confirmada pelo coordenador da UGP, Lafaete Almeida. “No âmbito destes cinco meses de implementação do projeto temos avançado significativamente, mesmo diante de uma nova rotina de trabalho das nossas equipes por conta das restrições de distanciamento social”, complementou.

Para esta semana estão previstas discussões acerca de planos de manejo, a participação da juventude agrícola, impactos na implementação do projeto de segurança de barragens, e encaminhamentos dos principais editais. Técnicos do Instituto Agropolos do Ceará, Cagece, Sohidra, SISAR e IPECE também participam da missão de supervisão.